A BYD tem uma nova submarca topo de gama, a YangWang, cujo modelo U8 se apresenta como um colosso elétrico para se bater com outros SUV que se tornaram uma referência entre os “mais duros entre os duros”, caso do Range Rover e do Mercedes Classe G.
Para demonstrar a sua prontidão para enfrentar estes concorrentes em termos de características, a YangWang apresentou duas capacidades impressionantes do SUV: uma rotação de 360 graus e a capacidade de se manter à tona e navegar durante situações de emergência.

O YangWang U8 é movido por quatro motores elétricos que se combinam para fornecer 880 kW (cerca de 1196 cv). Como cada roda é movida pelo seu próprio motor e todas elas podem rodar numa direção diferente, permitindo que o SUV vire sem sair do lugar.
Esse recurso foi demonstrado num vídeo, mostrando o U8 realizando uma rotação lenta de 360 graus sem sair do lugar. A rotação gradual dá-lhe a aparência de estar numa plataforma giratória. Quando transposta para o meio aquático, esta funcionalidade torna este SUV uma espécie de embarcação:
O U8 pode também lidar nem com inundações. Enquanto o modelo padrão pode percorrer até 1 metro de profundidade, o Off-road Master Edition pode ir ainda mais fundo, até 1,4 metros, graças ao seu snorkel.
Um Snorkel num elétrico?!! De facto, dito assim é estranho: na realidade esta versão “Master Edition” possui como extra um motor turboalimentado de 2,0 litros que serve como extensor de autonomia.
Esta unidade gera eletricidade para recarregar as baterias LFP de 49,05 kWh que fornecem energia aos quatro motores. Quando o depósito está cheio (75 litros) e as baterias carregadas, o U8 possui uma autonomia declarada de 1000 km.
Outra característica surpreendente deste modelo (quase a lembrar o Lotus Esprit Turbo que aparece em “007 – The Spy Who Loved Me”) é que se a água estiver a um nível mais elevado, o U8 dispõe de um modo Yachting para se proteger.

Utilizando sensores integrados, esse modo elevará a suspensão de forma autónoma, desativará o motor, mudará o sistema de climatização interno para o modo de recirculação, fechará as janelas e abrirá o teto solar, proporcionando aos ocupantes uma rota de fuga de emergência. Neste modo, o U8 pode permanecer a flutuar por até 30 minutos e navegar a 3 km/h simplesmente virando as rodas.
As entregas do YangWang U8 Premium Edition, mais voltado para a estrada, estão programadas para começar em outubro, com preços a partir de 1.089.000 yuans (cerca de 141 mil euros). Os preços da Off-Road Master Edition serão dados a conhecer posteriormente.