A Bolt, operadora de trotinetes na Europa, fechou uma parceria com a Câmara Municipal de Torres Vedras para a introdução de veículos de micromobilidade na cidade. No total, serão disponibilizadas 100 trotinetes. O projeto-piloto, lançado na Semana Europeia da Mobilidade, terá a duração de três meses e estes veículos terão cerca de 30 zonas de estacionamento em pontos delimitados acordados com o município.

“O centro de Portugal, e em especial a zona Oeste, são altamente estratégicos para a Bolt à medida que continuamos a investir para levar as nossas opções de micromobilidade a mais pontos do país. Estamos muito entusiasmados por poder começar a proporcionar aos habitantes de Torres Vedras meios de transporte que, além de ajudarem a combater a poluição associada aos centros urbanos, os ajudará a escapar ao trânsito e lhes poupará tempo nas deslocações diárias” comentou Frederico Venâncio, responsável de Micromobilidade da Bolt em Portugal.

“Nos últimos anos, a Câmara Municipal de Torres Vedras tem investido na mobilidade sustentável, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida na cidade e, simultaneamente, agir perante problemas globais como as alterações climáticas. Depois de 2021 termos aumentado a rede de ciclovias urbanas, esta parceira que agora estabelecemos com a Bolt assume-se como mais um passo para incrementar a utilização de modos suaves de transporte”, referiu Laura Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras.

Torres Vedras, torna-se na 17.ª cidade portuguesa a optar pela adoção das trotinetes da operadora estoniana. Estes veículos estão equipados com funcionalidades que priorizam a segurança e bem-estar, tanto dos seus utilizadores como dos transeuntes. A acrescentar à delimitação dos locais de estacionamento, dispõem de sistema inteligente de verificação de estacionamento apropriado; durante o período noturno, ativa-se também um teste de reação cognitiva para avaliar a possível ingestão de bebidas alcoólicas; por fim, para quem se inicia no uso destes veículos, para além do limite imposto pela operadora de 20km/h, existe sempre a opção do Modo Iniciante, que o reduz ainda mais para 15km/h.

Atualmente, os veículos de micromobilidade da Bolt estão já disponíveis em 17 cidades, espalhadas de norte a sul do país. O serviço de trotinetes elétricas encontra-se integrado na aplicação da Bolt, sendo que, para desbloquear a trotinete e iniciar viagem, necessita apenas de escolher o ícone do serviço e digitalizar o seu código QR.

Artigo anteriorOs 11 tópicos essenciais do novo BMW i5, a versão 100% elétrica do Série 5
Próximo artigoTecnologia E-Redes premiada no Digital with Purpose