A Ecopista do Vouga, um projeto que envolveu um investimento de mais de quatro milhões de euros nos municípios de Viseu, São Pedro do Sul, Vouzela e Oliveira de Frades, será oficialmente inaugurada esta sexta-feira.
A Ecopista do Vouga foi construída sobre o antigo ramal ferroviário da linha do Vouga e atravessará os territórios de Viseu, São Pedro do Sul, Vouzela e Oliveira de Frades.
Em Viseu, esta via terá ligação com a Ecopista do Dão, na área do tribunal, que também percorre os municípios de Tondela e Santa Comba Dão.
São 65 km da Ecopista do Vouga, os quais se somam a 50 km da Ecopista do Dão, num total de 115 km de trilhos para caminhadas e ciclismo interligados fisicamente.
A Ecopista do Vouga foi implementada no antigo troço da linha ferroviária do Vouga.
A Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões salienta que a conexão entre estas duas ecopistas torna a infraestrutura atrativa para turistas que procuram o turismo de natureza na região.
O custo total da obra ultrapassou os 4,1 milhões de euros, excedendo em mais de 700 mil euros o orçamento original, principalmente devido a revisões de preços causadas pelo aumento dos custos dos materiais.
A obra recebeu um financiamento de dois milhões de euros do Turismo de Portugal, o que significa que mais de 50% do financiamento veio dos municípios.