Estive em Estocolmo, onde pude realizar um breve contacto com o Zeekr X, que o construtor chinês com uma bem estabelecida base europeia, designa como um SUV compacto e luxuoso. O Zeekr X está disponível em duas versões, com um ou dos motores, e o preço arranca nos €44.990 nos Países Baixos e na Alemanha, um valor interessante, tendo em conta a tecnologia, a estética diferenciadora e os níveis de equipamento disponíveis. A versão com dois motores custa mais €4500.

A base das operações foi um hotel próximo do novo Aeroporto de Arlanda, a 40 quilómetros do centro da capital sueca, pelo que o nosso teste foi realizado mais num ambiente campestre do que citadino. Não que o X tenha alguma limitação nesse sentido, já que, com a sua bateria de 69 kWh, está referenciado como capaz de até 445 km de alcance na versão RWD e 425 km na versão AWD. 

Como tem sido habitual nestes eventos da Zeekr, a versão mais abundante para testes é mais potente e dispendiosa, neste caso, a Privilege AWD. Os seus dois motores têm uma potência combinada de 315 kW (428 cv) e 543 Nm de binário, o que permite uma aceleração dos 0-100 em apenas 3,8 segundos. A velocidade máxima está limitada, em todos os modelos, a 180 km/h. 

Dada a escassez de exemplares de tração traseira, arranquei para a estrada com este potente e compacto modelo, com uma estética bastante original. No interior, são claramente os lugares da frente os privilegiados, com amplas e robustas poltronas. O espaço a bordo é bastante generoso, dadas as dimensões exteriores, mas nos lugares de trás estão sempre presentes as imponentes costas dos bancos dianteiros.

Não há botão de arranque e basta apenas sentar ao volante, com a chave no interior, e selecionar D ou R. A condução é muito suave nos modos económico e normal, os primeiros que experimento, deixando o modo Sport para depois. É possível regular o funcionamento da direção, bem como escolher entre dois modos de regeneração da travagem. Como é já costume, fico-me pelo mais forte que, no entanto, não imobiliza completamente o veículo. Como o leitor saberá, não é esta a minha preferência, já que aprecio bastante o conforto adicional da condução só com um pedal, sobretudo em cidade. 

No modo intermédio gostei da maior progressividade das acelerações, bastante vigorosas, mas só quando assim desejamos. No modo Sport, a resposta do motor é demasiado violenta e não me pareceu que estivesse tão de acordo com a vocação do Zeekr X. 

Suspensão passiva, mas equilibrada

Quanto ao comportamento, nota-se a tentativa de encontrar um compromisso entre o conforto e o rigor em condução mais desportiva, que as suas capacidades de potência e tração integral possibilitam. Todavia, com uma suspensão passiva, combinando MacPherson à frente e multi-link atrás, seria sempre complicado conseguir agradar a todos. Neste caso, a Zeekr privilegiou, ainda que ligeiramente, o conforto, mesmo com as rodas de 20 polegadas deste AWD. O controlo da carroçaria é bastante bom e alguma falta de precisão na inserção em curva e eventualmente numa ou outra perda de tração momentânea, só se notam num tipo de condução que dificilmente será adotado pelo público a que é dirigido. 

A potência e tração integral resultam mesmo num veículo desafiante de conduzir depressa, com a resposta instantânea do motor, a excelente tração e bons pneus. O Privilege AWD é muito rápido e as suas dimensões compactas conferem-lhe uma boa agilidade em percursos sinuosos. 

Os exemplares que pudemos ensaiar são ainda pré-série, pelo que um ou outro pormenor será certamente melhorado e com mais funcionalidades ativas, já que não estão todas ainda homologadas na União Europeia. Talvez algumas transições, como o cancelamento do cruise control ou a entrada em ação do controlo de tração, pudessem ser mais suaves, mas esses são sempre aperfeiçoamentos que podem ser realizados mais tarde. De notar que o sistema de tração da Zeekr é muito rápido porque o sistema recolhe dados não através de sensores de velocidade na roda, mas monitorizado a rotação do motor de tração.  

Só um motor e maior alcance

Depois de esperar um pouco pelo Long Range RWD, finalmente pude conduzi-lo num percurso de algumas dezenas de quilómetros. Esta versão tem jantes de 19 polegadas e pneus um pouco mais estreitos do que o AWD. O seu motor único no eixo traseiro tem 200 kW (272 cv) e 343 Nm de binário, o que lhe permite uma aceleração de 5,6 segundos dos 0 aos 100 km/h. O Long Range pesa menos 105 kg do que a versão de dois motores, mas não notei uma maior agilidade em curva. De facto, no X — com as limitações resultantes deste breve contacto — fiquei mais impressionado com o AWD que, para quem privilegie alguns momentos de condução desportiva, oferece uma competência superior, já que o sistema de tração integral contribui ativamente para uma maior desenvoltura do modelo em estrada sinuosa.

Já falei do interior refinado e com excelentes materiais veganos, mas falta referir o cockpit inteligente que o X partilha com o 001. Existem dois ecrãs com informação, sendo o primeiro junto ao volante e o segundo na consola central, este último com um ecrã touch de 14,6 polegadas, complementados com um head-up display que pode ter dados de navegação, dos sistemas de apoio à condução, entre outros. 

Através do ecrã central é possível configurar o funcionamento do veículo, incluindo modo de condução, resposta do acelerador e direção. 

Prioridade à segurança

A já conhecida plataforma SEA, também utilizada no 001, carateriza-se pela utilização majoritária de aço de grande resistência, com excelente relação entre a segurança e o baixo peso, e foi testada para suportar impactos de grande intensidade, tanto no habitáculo quanto no pack da bateria.

Além disso, está equipado com sete airbags e conta com uma extensa lista de apoios à condução, em que se destacam o cruise control adaptativo, a assistência na autoestrada, mitigação de colisões à frente e atrás, entre muitas outras. Para além disso, o X pode vir equipado com um Modo Sentinela, que filma a área circundante, se detetar alguma atividade suspeita, quando o veículo está parqueado. 

Outras funcionalizas interessantes são o modo Life Detection, para proteger crianças e animais de estimação fechados no interior, bem como o modo Teatro, para ouvir música. Existe ainda um assistente virtual, com inteligência artificial, capaz de ativar várias funções com comando de voz. 

Carregamentos e garantias

O pack de baterias de Iões de Lítio do Zeekr X utiliza a tecnologia NMC (Níquel Manganês e Cobalto), produzidas pela CATL, com oito anos ou 200.000 km de garantia. O X está equipado com bomba de calor, para aumentar a eficiência energética no sistema de climatização, diminuindo o consumo e defendendo a autonomia do veículo, sobretudo no inverno. 

O carregador AC embarcado tem uma potência de 22 kW, mas em DC o X aceita carga a uma potência de até 150 kW, o que proporciona o carregamento de 0 a 80% em menos de 30 minutos, de acordo com a Zeekr

O construtor anunciou ainda, nesta apresentação, uma colaboração com a empresa Plugsurfing, permitindo aos proprietários dos seus automóveis utilizar mais de 550.000 pontos de carga em 27 países europeus.

O que pensa o Welectric

O Zeekr X está bem pensado para as áreas urbanas e suburbanas europeias, com dimensões compactas e um posicionamento premium que é, de um modo geral, acompanhado pela componente estética, materiais e tecnologia. 

Não é difícil perceber que, para um público urbano e exigente, que privilegia veículos de emissões zero locais e utilizando materiais sustentáveis, este modelo será muito apelativo. 

A estética original, o ambiente requintado e a componente de alta tecnologia, potenciada pelo inovador e poderoso chip Qualcomm 8155, serão também tentadores para um publico bem informado.

De um modo geral, o Zeekr X surpreende sobretudo pela solidez do seu desempenho, mostrando-se um produto bem resolvido e capaz. A nossa previsão é de que não tardará a ser visto com alguma frequência nas áreas urbanas dos mercados em que for sendo introduzido. A expansão da marca na Europa vai dar-se, nos próximos meses, na Alemanha, França e Bélgica. Mas para ver o Zeekr nos mercados do Sul da Europa será preciso ter mais alguma paciência. Pelo que pudemos experimentar, nos contactos com o 001 e com o X, vai valer a pena.

Para compreender um pouco melhor a estratégia da Zeekr Europa, lembramos a entrevista ao seu CEO, Spiro Fotinos, no nosso site internacional.

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