A empresa de carros autónomos sedeada na Califórnia, Cruise, assinou um memorando de entendimento com a Honda e General Motors com o objetivo de estabelecer uma joint venture para iniciar um serviço de transporte autónomo no Japão no início de 2026. As três empresas pretendem estabelecer esta nova empresa de serviços de robotáxi no primeiro semestre de 2024, dependendo das aprovações regulatórias.

O Cruise Origin está programado para ser exibido pela primeira vez no Japão, no stand da Honda no Japan Mobility Show 2023 no Tokyo Big Site (dias públicos: 28 de outubro a 5 de novembro de 2023).

O lançamento do serviço de transporte sem condutor da Cruise numa das maiores e mais movimentadas cidades do mundo representa um passo em frente no desenvolvimento da condução autónoma no Japão, onde os intervenientes locais normalmente seguem as empresas tecnológicas pioneiras nos EUA ou na China.

Este novo serviço será desempenhado pelo veículo autónomo Cruise Origin, desenvolvido em conjunto pela GM, Cruise e Honda e construído especificamente para um serviço de transporte sem condutor, irá apanhar os clientes num local específico e levá-los ao destino, totalmente através de condução autónoma. Os clientes utilizarão uma aplicação dedicada nos seus smartphones para concluir todo o processo, do início ao pagamento.

O Cruise Origin é um veículo autónomo, sem volante ou banco do condutor. O habitáculo permite a viagem simultânea para 6 pessoas, frente a frente.

De acordo com os responsáveis do projeto, este serviço de transporte sem condutor oferecerá um tipo totalmente novo de experiência de mobilidade no Japão e atingirá uma ampla gama de clientes, incluindo empresários, famílias e turistas.

As três empresas estão a prever lançar este serviço de condução autónoma no centro de Tóquio no início de 2026. O serviço começará com dezenas de veículos Cruise Origin e depois expandir-se-á para uma frota de 500 unidades do Cruise Origin. As três empresas estimam posteriormente expandir e escalar o serviço para áreas fora do centro de Tóquio.

“Através deste serviço de transporte sem condutor, as três empresas esforçar-se-ão por oferecer um novo valor de mobilidade, ao mesmo tempo que ajudam a resolver problemas sociais enfrentados pelo Japão, como a escassez de motoristas de táxi e autocarro”, aponta a Honda que espera conseguir parcerias com governos municipais locais e prestadores de serviços de transporte.

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