A Stellantis apresentou esta semana, de uma assentada, a renovação de toda a sua gama de comerciais 100% elétricos. Ao todo são doze modelos disponíveis em cinco marcas (Citroën, Fiat Professional, Peugeot e Opel/Vauxhall) e três categorias: furgões compactos, furgões médios e furgões grandes.

Estamos a referir-nos a:

Pequenos comerciais: Citroën Berlingo, Fiat Doblò, Opel Combo e Peugeot Partner;
Comerciais médios: Citroën Jumpy, Fiat Scudo, Opel Vivaro e Peugeor Expert;
Grandes furgões: Citroën Jumper, Fiat Ducato, Opel Movano e Peugeot Boxer.

Por marcas estas são as 12 propostas elétricas:

Citroën

Berlingo, Jumpy e Jumper

Fiat

Doblò, Scudo e Ducato

Opel

Combo, Vivaro e Movano

Peugeot

Boxer, Expert e Partner

Pequenos comerciais

A segunda geração de propulsão BEV da Stellantis proporciona aos novos furgões compactos uma autonomia de 330 km (aumento de 20%). Xavier Peugeot, Senior Vice Presidente da unidade de negócio dos veículos comerciais da Stellantis, destacou a incorporação nos comerciais compactos BEV de uma bomba de calor para otimizar a utilização de energia em condições de frio e de inverno, maximizando a autonomia do veículo. Esta autonomia pode ser otimizada graças ao novo sistema de travagem regenerativa, passível de ser ativado em três níveis de regeneração diferentes, através das patilhas montadas atrás do volante.

Continuam disponíveis os três modos de condução já conhecidos, em função da utilização pretendida: Eco para uma autonomia máxima, Power para um desempenho máximo e Normal.

Estes modelos compactos mantêm o seu motor 100% elétrico com 100 kW (136 cv) e um binário máximo de 270 Nm, associado a uma nova bateria de 50 kWh.

Estes modelos estão também equipados com um carregador de bordo de 7,4 kW, podendo contar, em opção, com um carregador trifásico de 11 kW, para um recarregamento mais fácil. A partir de uma wallbox de 7,4 kW, os furgões compactos podem ser totalmente carregados em 7 horas e 30 minutos, ou em 5 horas a partir de uma wallbox de 11 kW. Em termos de tempo de carregamento rápido, bastam 30 minutos para recarregar a bateria dos 0 aos 80% num ponto de carregamento público de 100 kW.

Estes modelos estão disponíveis em duas versões de carroçaria: furgão standard de 4,40 m, cabina standard (até 3 lugares) ou furgão longo de 4,75 m, cabina standard ou alongada (até 5 lugares).

O volume útil máximo é de 4,4 m3, em modelos que têm em termos de carga útil 780 kg e peso rebocável de 750 kg.

Comerciais médios

Nos novos furgões BEV de dimensão média, os conjuntos de baterias oferecem 50 ou 75 quilowatts-hora (kWh) de energia e até 350 km de autonomia.

Estes comerciais Stellantis trabalham com um motor de 100 kW (136 cv), disponível com dois tipos de bateria: de 50 kWh (autonomia de 230 km) e de 75 kWh (autonomia máxima de 360 km, mais 30 km do que no modelo anterior). Estes furgões médios estão dotados de um carregador de bordo de 7,4 kW, podendo contar, em opção, com um carregador trifásico de 11 kW.

Norte-americana RAM

Nesta apresentação da Stellantis, foi ainda destacada a ofensiva de produto da norte-americana RAM, cuja gama de veículos comerciais receberá a RAM ProMaster EV até ao final de 2023 e a RAM 1500 REV no final de 2024. O futuro portefólio da RAM inclui a tecnologia de células de combustível de hidrogénio.

A partir de uma wallbox de 7,4 kW, o ë-Jumpy com bateria de 50 kWh pode ser totalmente carregado em 7 horas e 30 minutos; com a bateria de 75 kWh em 11 horas e 20 minutos. A partir de uma wallbox de 11 kW, os tempos de carregamento passam para 5 horas (50 kWh) e 7 horas e 30 minutos (75 kWh). Num posto de carregamento rápido de 100 kW bastam, respetivamente, 30 minutos ou 45 minutos para as recarregar dos 0 aos 80%.

O novos furgões médios apresentam-se em dois comprimentos de carroçarias – M com 4,95 m e L com 5,30 m – e em vários estilos de formato: furgão, cabina alongada de 5 ou 6 lugares, chassis cabina e Combi de 9 lugares. Consoante a versão, um volume de carga útil poderá ir até aos 6,6 m3 e a capacidade de carga útil até aos 1.275 kg.

Furgões grandes

O anterior motor de 90 kW/122 cv que servia os comerciais de maior tamanho do Grupo foi substituído por uma unidade elétrica que desenvolve 200 kW/270 cv, com um binário que passa de 260 para 400 Nm. Além disso, as baterias de 37 e de 70 kWh foram substituídas por uma única versão de 110 kWh com uma autonomia máxima 430 km.

Os veículos possuem 3 modos de condução: Normal (potência limitada a 160 kW), Eco (potência limitada a 120 kW) ou Power (potência total de 200 kW). As patilhas colocadas atrás do volante podem ser utilizadas para ativar os 4 níveis de desaceleração regenerativa.

Esta gama de comerciais maiores está equipada de série com um carregador de bordo de 11 kW (a partir do final de 2024, estará disponível um carregador de 22 kW, como opção).

A partir de uma wallbox de 11 kW, o furgão pode ser totalmente carregado em 11 horas e 45 minutos. A partir de uma wallbox de 22 kW, com o carregador de bordo de 22 kW, um carregamento completo pode ser alcançado em 6 horas e 5 minutos. Finalmente, a partir de um ponto de carregamento rápido de 150 kW, bastam 55 minutos para carregar a bateria dos 0 aos 80% da sua capacidade.

Nesta categoria (furgões de maior volumetria), a solução de condução assistida de Nível 2, passa a estar presente, através da combinação do Cruise Control Adaptativo com função stop-and-go, do Posicionamento no Centro da Faixa de Rodagem e do Assistente nos Engarrafamentos.

Com duas distâncias entre eixos disponíveis (3,45 m e 4,04 m), estes furgões maiores são propostos em três comprimentos (L2, L3 e L4), para um total de 6 silhuetas que oferecem entre 10 e 17 m3 de volume útil. Para servir de base a transformações específicas, o novo Jumper, com uma distância entre eixos de 4,04 m, está igualmente disponível em chassis de cabina simples (L3 ou L4) e em chassis de cabina dupla (L3 ou L4).

Furgões a hidrogénio em 2024

Em termos de comerciais movidos a células de combustível de hidrogénio, o Grupo Stellantis anunciou neste evento, transmitido através do Youtube, ter pronta uma segunda geração deste tipo de propulsão nos furgões médios, a lançar em meados de 2024, com uma autonomia de até aos 400 km. A propulsão através de células de combustível a hidrogénio estender-se-á aos furgões grandes em 2024, com uma autonomia máxima de 500 km e um tempo de recarregamento de cinco minutos.

Assista aqui à apresentação:

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