Num evento realizado em Los Angeles, na Califórnia, os principais responsáveis da Polestar abriram as portas de um hangar para apresentarem um conjunto de novidades perante uma plateia composta por clientes, investidores e jornalistas.

Do ponto de vista do produto, este “Polestar Day” deu a saber que de um automóvel nas estradas – o Polestar 2 -, a marca irá passar para três, com os lançamentos em curso previstos para 2024 de dois novos SUV, o Polestar 3 e o Polestar 4, e que outros modelos estão na calha.

Teremos assim, em 2025 o Polestar 5 e em 2026 o Polestar 6.

Assim, foi apresentada, em conjunto, e pela primeira vez, a gama completa de futuros modelos da Polestar onde se incluem Polestar 3, Polestar 4, Polestar 5, Polestar Precept, Polestar Electric Roadster Concept e o Polestar Synergy.

Uma das principais novidades está no anúncio de uma colaboração entre a Polestar e a StoreDot numa tecnologia de carregamento ultrarrápido (XFC, eXtreme Fast Charging) e pretendem fazer uma demonstração à escala real em 2024, no protótipo Polestar 5.

Apelidada de ‘100-in-5’, a tecnologia vai permitir que um modelo alcance 160 km de autonomia com um carregamento de apenas cinco minutos, podendo este desenvolvimento ser integrado em formatos de baterias já disponíveis, não precisando de depender de uma revolução no design de baterias.

No Polestar Day em Los Angeles, a demonstração de carregamento de células em bolsa XFC da StoreDot foi mostrada ao lado do protótipo do módulo de bateria da Polestar que integra a tecnologia XFC. Como parte do projeto de engenharia avançada em andamento, as duas empresas planeiam demonstrar a tecnologia XFC da StoreDot em escala real em um protótipo do Polestar 5 em 2024.

Thomas Ingenlath, CEO da Polestar, salienta o facto de a a StoreDot estar “a fazer grandes avanços no desenvolvimento da sua tecnologia de carregamento extremamente rápido e somos um investidor e parceiro orgulhoso na sua evolução. As baterias pioneiras de carregamento extremamente rápido da StoreDot, combinadas com a nossa próxima motorização elétrica de última geração, podem revolucionar a experiência de propriedade dos proprietários de veículos elétricos com a capacidade de recarregar em minutos.”

Doron Myersdorf, CEO da StoreDot, diz que a sua tecnologia XFC “no próximo ano mostraremos como um módulo de bateria em grande escala desenvolvido pela Polestar com esta tecnologia revolucionária pode ser carregado. A ansiedade em breve será coisa do passado.”

Ficou ainda a saber-se que a Polestar e o fabricante sul-coreano de baterias SK On assinaram um acordo sobre o fornecimento de módulos de células de bateria para o próximo Polestar 5 GT elétrico de 4 portas.

“O SK On foi escolhido pela Polestar devido à sua tecnologia superior de célula de bateria que oferece química de alto desempenho, carregamento rápido, descarga eficiente e autonomia superior”, justifica a marca.

Os módulos de células de bateria com alto teor de níquel compreendem células ultralongas de 56 cm com alta densidade de energia.

Com produção prevista para começar em 2025, o Polestar 5 é a evolução do concept Polestar Precept.

Este modelo terá tração integral e deverá debitar 886 cv (ou 652 kW) e 900 Nm, utilizando uma arquitetura de 800V.

O 5 será o primeiro da marca a utilizar uma nova plataforma, ao qual se seguirá o Polestar 6 com lançamento previsto para 2026.

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