Na quinta-feira, o Parlamento aprovou a sua posição de negociação sobre a reformulação das regras da União Europeia em matéria de homologação e fiscalização do mercado de veículos a motor (Euro 7) por 329 votos a favor, 230 contra e 41 abstenções.
O novo regulamento atualizará os atuais limites para as emissões de gases de escape (como óxidos de azoto, partículas, monóxido de carbono e amoníaco) e introduzirá novas medidas para reduzir as emissões dos pneus e dos travões, bem como aumentar a durabilidade das baterias.
Os eurodeputados concordam com os níveis propostos pela Comissão para as emissões poluentes dos automóveis de passageiros e propõem uma repartição adicional das emissões em três categorias para os veículos comerciais ligeiros com base no seu peso.
Defendem igualmente limites mais rigorosos para as emissões de gases de escape medidas em laboratório e em condições reais de condução para autocarros e veículos pesados.
O Parlamento pretende também alinhar as metodologias de cálculo e os limites da UE para as emissões de partículas dos travões e as taxas de abrasão dos pneus com as normas internacionais atualmente em desenvolvimento pela Comissão Económica das Nações Unidas para a Europa.
Desta forma, o Parlamento está agora pronto para iniciar conversações com os governos da UE sobre a forma final da lei.
De acordo com o relator Alexandr Vondra (CRE, Chéquia), “conseguimos encontrar um equilíbrio entre os objetivos ambientais e os interesses vitais dos fabricantes. Seria contraproducente aplicar políticas ambientais que prejudiquem tanto a indústria europeia como os seus cidadãos. Através do nosso compromisso, servimos os interesses de todas as partes envolvidas e afastamo-nos de posições extremas”.
Em novembro de 2022, a Comissão propôs normas mais rigorosas no que respeita às emissões de poluentes atmosféricos para os veículos com motores de combustão, independentemente do combustível utilizado. Os atuais limites de emissão aplicam-se aos automóveis de passageiros e comerciais (Euro 6) e aos autocarros, camiões e outros veículos pesados (Euro VI). Como novidade, a proposta Euro 7 aborda as emissões não-exaustivas (microplásticos dos pneus e partículas dos travões) e inclui requisitos relativos à durabilidade das baterias.