A Aurrigo International PLC participa Living Lab, financiado pela União Europeia (UE) para Veículos Elétricos Autónomos, colocando os seus auto-shuttle (autocarros elétricos autónomos) em funcionamento em cidades europeias, apenas com um motorista de segurança a bordo.

O projeto será executado nas cidades europeias de Praga, Brno e Milton Keynes e será conduzido em colaboração com a indústria, operadores, cidades e a University College London como líder do projeto.

O projeto está a levar o transporte público autónomo para o próximo nível de autonomia, trabalhando no sentido de remover o condutor de segurança do veículo e utilizando supervisão remota. O projeto visa construir confiança na condução autónoma, através de um quadro de segurança transnacional robusto, bem como promover a aceitação e a confiança dos utilizadores em estreita colaboração com cidadãos, cidades, operadores, academia, indústria e decisores políticos.

Ao trabalhar com múltiplas cidades em mais de um país, os participantes estão a adquirir experiência em diferentes tipos de traçados de ruas, condições de estradas e atitudes públicas em relação à autonomia. Esta fase do projeto também examinará a integração com plataformas de planeamento de viagens utilizadas naquelas cidades.

O projeto europeu é um marco na jornada autónoma da Aurrigo, como explica o CEO David Keene: “Embora trabalhemos em todo o mundo, esta é a primeira implementação do auto-shuttle na Europa continental, e estamos muito satisfeitos por trabalhar com um grupo de parceiros tão prestigiado para avançar neste importante passo no transporte público autónomo. As ruas medievais de paralelepípedos de Praga, construídas antes dos carros ou autocarros serem sonhados, contrastam fortemente com as estradas modernas de Milton Keynes, o que mostra a importância dos testes em várias cidades.”

“O Aurrigo Auto-Shuttle é um veículo perfeito para este projeto, porque criamos internamente o veículo, o software e o hardware de direção autónoma, para trabalhar em perfeita harmonia e esse nível de integração é vital ao abrir novos caminhos na tecnologia sem motorista”, acrescentou.

O conjunto de tecnologia Aurrigo no auto-shuttle reúne LiDAR e câmaras com seu próprio software desenvolvido internamente para fornecer ao auto-shuttle uma imagem 3D constante do ambiente ao seu redor para aumentar a segurança e a eficiência.

Professor de Mobilidade Inteligente na University College London, Bani Anvari explica os objetivos do projeto LivingAPT: “As cidades enfrentam desafios como a redução de emissões, a melhoria da segurança e mobilidade dos ciclistas ou peões, o aumento da qualidade de vida dos cidadãos. Os autocarros ou cápsulas sem motorista podem marcar uma mudança na mobilidade das cidades, pois abordam muitos desses desafios. No entanto, as soluções atuais carecem de um quadro regulamentar e de segurança transferível entre as cidades europeias. A baixa aceitação pública, combinada com elevados investimentos na nova tecnologia (incluindo seguros e motoristas de segurança) são uma barreira à adoção em muitas cidades.”

“O LivingLAPT fornecerá serviços sustentáveis de transporte e logística sem condutor entre várias cidades europeias, eliminando gradualmente a necessidade de motoristas de segurança nos transportes e passando para operadores remotos que ignoram uma série de serviços simultaneamente. Isto será alcançado através de um quadro de segurança transnacional robusto, bem como da promoção da aceitação e confiança dos utilizadores em estreita colaboração com cidadãos, cidades, operadores, academia, indústria e decisores políticos.”

90% dos custos do projeto da Aurrigo (274.820 euros) provêm da UE através do Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (EIT), com 10% provenientes da Aurrigo (30.506 euros). Os Aurrigo Auto-Shuttles estão em funcionamento desde 19 de setembro.

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