Protótipos eletrificados da Audi Sport estiveram lado a lado na pista
Cinco modelos de competição Audi, entre os quais um híbrido e quatro elétricos, estiveram em pista a serem experimentados por pilotos de elite: Mattias Ekström, Stéphane Peterhansel, Carlos Sainz e Tom Kristensen.
Cinco modelos eletrificados Audi de competição, que personificam o caminho da propulsão eletrificada, foram reunidos em Neuburg an der Donau, Alemanha, pela Audi Sport num evento “e-tron on track”.
Lado a lado estiveram o híbrido Audi R18 e-tron quattro de Le Mans e o monolugar de Fórmula E e-tron FE07 (100% elétrico), o protótipo RS Q e-tron do Rali Dakar (100% elétrico) e os dois show cars e-tron Vision Gran Turismo (100% elétrico) e S1 e-tron quattro Hoonitron (100% elétrico).
Mattias Ekström, Stéphane Peterhansel, Carlos Sainz e Tom Kristensen foram os pilotos que se reuniram neste evento.
Mattias Ekström
Tom Kristensen
Carlos Sainz
Stéphane Peterhansel
Mattias Ekström (sueco, 45 anos): bicampeão do DTM e ex-campeão mundial de rallycross. Carlos Sainz (espanhol, 60 anos): bicampeão mundial de ralis e tricampeão do Dakar. Stéphane Peterhansel (francês, 58 anos): 14 vezes vencedor do Dakar Tom Kristensen (dinamarquês, 56 anos): 9 vezes vencedor de Le Mans e o participante mais bem-sucedido dos 100 anos de história de Le Mans, campeão do DTM por quaro ocasiões.
Stéphane Peterhansel, Carlos Sainz, Mattias Ekström
O piloto, nove vezes vencedor de Le Mans, Tom Kristensen, encontrou-se com os três atuais pilotos da Audi do programa Dakar para trocarem impressões acerca do progresso realizado pelos veículos elétricos.
Kristensen conduziu o precursor de todos os modelos e-tron no desporto automóvel durante a sua carreira, o R18 e-tron quattro que deu à Audi, há onze anos, a primeira vitória com um motor híbrido nas 24 Horas de Le Mans.
Tom Kristensen, Audi RS e-tron GT, Audi e-tron Vision Gran Turismo, Audi RS Q e-tron, Audi S1 e-tron quattro Hoonitron, Audi R18 e-tron quattro, Audi e-tron FE07
Audi R18 e-tron quattro (2012)
A Audi iniciou o caminho das motorizações eletrificadas no desporto automóvel com este carro desportivo híbrido Diesel. Um motor central V6 TDI de 3,7 litros e com 375 kW (510 cv) aciona as rodas traseiras, enquanto uma unidade elétrica de 150 kW (204 cv) atua sobre o eixo dianteiro. A marca venceu três vezes consecutivas com o híbrido R18 e-tron quattro em Le Mans, de 2012 a 2014.
Opiniões: “O R18 era um carro fortemente orientado para o condutor e muito agressivo. Obtinha-se sempre um bom feedback até ao limite” – Tom Kristensen “Foi o carro mais complexo que alguma vez conduzi” – Tom Kristensen “Para mim, como francês, uma corrida tão rica em história como as 24 Horas de Le Mans é algo muito especial. A Fórmula 1, Le Mans e o Dakar são monumentos do desporto automóvel. É por isso que era evidente que eu escolheria hoje o R18” – Stéphane Peterhansel “Um carro fantástico. Tudo é incrivelmente direto e preciso. Para mim, claro, as corridas em circuito não são familiares. Mas foi muito divertido. E o conceito mostra que a propulsão elétrica compensa: é possível sentir claramente como a tração híbrida acelera ainda mais o carro” – Stéphane Peterhansel
e-tron Vision Gran Turismo (2018)
A Audi utilizou o primeiro automóvel derivado de um veículo digital de um jogo de computador como “táxi de corrida” na Fórmula E. Duas máquinas elétricas no eixo traseiro e uma no eixo dianteiro produzem uma potência elétrica combinada de 600 kW (815 cv).
Opiniões: “Mais de 800 cv e uma propulsão puramente elétrica. Foi incrível. Um grande carro que também tem um aspeto fantástico. Quando se tem a oportunidade de experimentar um carro elétrico tão potente, só se quer conduzir com grupos propulsores como este” – Carlos Sainz
e-tron FE07 (2020/21)
Em 2017, a Audi foi o primeiro fabricante alemão na Fórmula E. Dependendo do modo de condução, o monolugar totalmente elétrico para o Campeonato Mundial de Fórmula E da FIA de 2020/21 desenvolve até 250 kW (340 cv), potência que alimenta o eixo traseiro.
S1 e-tron quattro Hoonitron (2022)
O protótipo totalmente elétrico foi criado exclusivamente para as acrobacias Hoonigan Elektrikhana realizadas pelo lendário “artista” de drift Ken Block. Um motor elétrico em cada eixo permite uma potência total do sistema de 500 kW (680 cv).
Opiniões: “Escolhi este carro porque sou um grande fã da tração quattro. Já conduzi este carro uma vez em Davos, na neve e no gelo. E agora apercebi-me de que a potência é de tal forma extrema que, mesmo no asfalto, poderia ter feito a pista inteira em drift. Nunca tinha experimentado nada do género” – Mattias Ekström
RS Q e-tron (2023)
O primeiro protótipo de rally raid para a categoria T1U de baixas emissões da FIA conta com uma inovadora motorização elétrica com conversor de energia e bateria de alta tensão. A tração elétrica às quatro rodas está limitada a uma potência de 271 kW (369 cv).
Audi S1 e-tron quattro Hoonitron, Audi R18 e-tron quattro, Audi e-tron Vision Gran Turismo