
Na 8ª edição do concurso Born from Knowledge, BfK Ideas, promovido pela Agência Nacional de Inovação (ANI), foram apresentados 21 projetos semifinalistas, tendo sido apurados três ideias vencedoras em outras tantas categorias, uma das quais a da “Transição Verde”, cujo galardão foi para um capacete para bicicletas e trotinetes.
O capacete em causa é rebatível e sustentável, tendo sido batizado de Flattie – numa alusão à palavra inglesa para plano (flat) -, pois pode ser facilmente arrumado, ao espalmar-se a ponto de ocupar o espaço de um pequeno computador portátil.

Feito em cortiça (matéria-prima reciclável e nacional), o Flattie foi desenvolvido no seio da Universidade de Aveiro, tendo como autor Gabriel Serra, estudante do Programa Doutoral em Engenharia Mecânica da Universidade de Aveiro.
Ao ser utilizado, o Flattie ajusta-se à cabeça do utilizador devido aos materiais e ao engenhoso design em que foi criado.

Poucos meses depois de conquistar o James Dyson Award, o projeto Flattie recebe este outro prémio, agora das mãos da ANI. O capacete foi também o grande vencedor do prémio “Bike Award” 2023 para o projeto com maior potencial empreendedor no setor das bicicletas e atividades relacionadas.
“A necessidade de novas soluções de mobilidade urbana popularizou as bicicletas e as trotinetes enquanto meios de transporte. Mas os acidentes com trotinetes, levou o município de Paris a banir os serviços de trotinetes elétricas partilhadas. Em mais de 40% dos ferimentos infligidos em acidentes de utilizadores destas viaturas, está o traumatismo craniano, sendo que apenas 4% dos utilizadores usam capacetes”, apontam os seus promotores: “Porquê? São grandes, têm um tempo de vida curto e não é possível a sua reciclagem, não são de fácil utilização”, afirmam.
Conveniência aliada à sustentabilidade é o trunfo do Flattie, que recentemente validou em laboratório a tecnologia em respeito pelas normas de segurança europeias: o capacete foi testado contra impactos nos laboratórios da Abimota, em Águeda, de acordo com a norma europeia para capacetes de bicicleta e foi aprovado com distinção.
O capacete deverá ser apresentado ao mercado na Eurobike, em julho do próximo ano.