O ADAC Opel e-Rally Cup é o primeiro troféu monomarca do mundo realizado com automóveis elétricos; no campeonato alinham várias unidades Opel Corsa Rally Electric, sendo curioso perceber como funciona toda a infraestrutura de carregamento da competição. A marca explica que o objetivo foi criar uma solução sustentável, o que significa que seria impensável ter geradores a gasóleo a alimentar automóveis elétricos.
Um requisito era ter uma solução de carregamento que fosse potente, flexível e fácil de utilizar para satisfazer as elevadas exigências de um rali.
No processo de seleção, a solução móvel da empresa eLoaded, da Alemanha, acabou por se impor. A energia é alimentada a partir da rede pública de média ou baixa tensão e distribuída às unidades de carregamento através de um “DCBus”. Segundo a marca, isto reduz significativamente as perdas de energia entre a rede e a ficha de carregamento do veículo elétrico. Além disso, o conceito móvel não está sujeito a restrições de transporte.
A infraestrutura de carregamento para a ADAC Opel e Rally Cup – desenvolvida em conjunto com a Opel Motorsport – utiliza eletricidade gerada de forma renovável a partir da rede elétrica pública. A corrente média consumida é introduzida num transformador especialmente adaptado para utilização em ralis (“DCSource”), o chamado Power House.
Este dispositivo transforma a corrente alternada (AC) de entrada em corrente contínua (DC) e fornece uma potência máxima de 2,0 Megawatts a 18 pontos de carregamento, cada um dos quais situado na tenda de serviço de cada automóvel da competição.
“O sistema de carregamento é tão flexível que pode fornecer energia aos automóveis até 500 Amperes numa gama de 200 a 980 Volts, no máximo”, refere a Opel.
O Corsa Rally Electric pode carregar com 100 kW de corrente contínua (DC). A bateria de 50 kWh do veículo de ralis estará com 80% de carga em menos de 30 minutos. Mesmo durante um serviço mais curto, isto significa que o recarregamento das 216 células da bateria para as próximas etapas especiais não é um problema.
Além disso, os pontos de carregamento não estão ligados a uma estrutura fixa, podendo ser colocados livremente e de forma independente uns dos outros.
O sistema eLoaded é modular em termos de design e, por isso, oferece uma adaptação individual às respetivas necessidades do utilizador e uma correspondente vasta gama de aplicações – incluindo a utilização numa área de serviço de uma prova de rali. Graças aos fixadores especiais de libertação rápida, a cablagem pode ser instalada rapidamente e todo o sistema pode ser montado e desmontado num dia.
“A seleção de uma infraestrutura de carregamento adequada às necessidades da ADAC Opel e-Rally Cup ‘powered by GSe’ foi um processo elaborado”, explica o chefe da Opel Motorsport, Jörg Schrott. “Algumas soluções, que inicialmente pareciam promissoras, revelaram-se inadequadas na prática. A infraestrutura de carregamento móvel da eLoaded é claramente o melhor conceito. Eles compreenderam rapidamente o que era importante e, em conjunto, desenvolvemos um sistema que é sustentável, potente e flexível. O sistema provou o seu valor em todos os aspetos nas últimas três épocas. Garante um desempenho de carregamento consistente e constante para todos os carros; isto é essencial para uma taça monomarca, na qual é vital que as condições sejam idênticas para todos os concorrentes. Toda a configuração é também muito fiável. Os concorrentes chegam ao rali, ligam os cabos e a eletricidade flui”.