Numa parceria com a Atawey, a Hyvia, joint-venture direcionada para o hidrogénio que foi criada entre a Renault e a Plug Power, vai passar a disponibilizar aos seus clientes com frotas, ou a um ecossistema de clientes, uma gama de estações de carregamento de hidrogénio que podem ser instaladas para uso próprio: Hywell.

Com capacidade de distribuição de 100 kg/dia de H2, este posto tem capacidade para abastecer de 20 a 25 veículos, com tempo de abastecimento de apenas alguns minutos.

Segundo a empresa, a estação Hywell pode ser montada de forma rápida e fácil nos locais de instalação mais restritos graças ao seu sistema Compact & Plug & Play.

A Hyvia aponta ainda que os custos de investimento e operacionais desta estação são dimensionados ao tamanho de uma frota.

Nova geração Master em 2025

Entretanto, sabe-se que, com base no Novo Renault Master, a Hyvia está a desenvolver uma futura geração de furgões movidos a hidrogénio, disponíveis em diversas versões, a serem lançadas já em 2025.

Esta gama de modelos enquadra-se no objetivo estratégico definido pela Hyvia de ter uma quota de 30% do mercado de veículos comerciais ligeiros a hidrogénio até 2030.

Não se conhecem grandes detalhes sobre essa futura geração. O construtor indica apenas que o modelo terá “uma gama completa de versões” e será produzida na linha de montagem da fábrica da Renault em Batilly (França), com isso conseguindo-se um volume de produção maior.

A marca acrescenta que esse modelo beneficiará de tecnologia de hidrogénio produzida nas instalações da Hyvia em Flins (França): sistema de célula de combustível de nova geração e fornecimento de componentes na Europa.

Maior polivalência com três novas versões

No entretanto, a Hyvia vai revelar uma nova arquitetura para o atual Renault Master Van H2-Tech na SOLUTRANS, feira mundial de veículos industriais e urbanos, de 21 a 25 de novembro de 2023, na Eurexpo Lyon (França).

Esta nova arquitetura responde às necessidades mais amplas dos utilizadores profissionais, com a introdução de três novas versões: L2H2, L3H2 e L3H3. Em termos de capacidade de carga: L2H2 10,4 m3 – L3H2 12,6 m3 – L3H3 14,4 m3.

Em exposição no espaço da Hyvia estará a versão L3H2, equipada como veículo de oficina pelo conversor Kollé. Primeiras entregas esperadas para o segundo trimestre de 2024.

A par desta versão L3H2, a Hyvia apresenta uma conversão da versão L3H3+, através do preparador Sortimo, para operações de pós-venda.

Entre os parceiros iniciais para a fase piloto da versão L3H3+ conta-se a Chronopost, Engie, Orange, Equans, BWT Alpine F1 Team, Airbus, Hamburger Hafen und Logistik AG, Packeta e Maximator Hydrigen GmbH.

Esta versão está na estrada desde o início de 2023 e ainda está disponível para encomenda, com 405 km de autonomia, uma carga útil de 1 tonelada, um volume de 12 m3 e uma altura de carga de 1,80 m.

Do ponto de vista mais técnico, o armazenamento de hidrogénio é feito sob a carroçaria sem necessidade de elevar o piso. A célula de combustível está integrada no compartimento do motor. Por fim, existe uma bateria para armazenar a energia na área de carga (0,4 m3).

Esta nova arquitetura completa a atual gama de Renault Master Van H2-TECH – L3H3+, permitindo novas conversões: veículo oficina, intervenção urbana de emergência, recolha de frutos na agricultura, veículo frigorífico, porta-escada,

A marca sublinha como vantagem o diminuto tempo de inatividade com tempo de reabastecimento inferior a 5 minutos. Em termos de autonomia, são declarados 320 km de autonomia no ciclo WLTC.

Artigo anteriorPrograma LIFE financia sete projetos portugueses amigos do ambiente
Próximo artigoJá há Campeões de Portugal de Novas Energias – Prio 2023