O elétrico HiPhi A é fruto de uma colaboração entre a Human Horizons, dona da HiPhi, e a WESAIL New Energy Automotive e será apresentado oficialmente durante o Salão de Guangzhou, na China.

O “Godzilla” GT-R deixa os “petrolheads” em êxtase só de pronunciar o seu nome e o construtor chinês HiPhi parece ter buscado inspiração nas linhas do hipercarro japonês (embora não tenha qualquer ligação à Nissan) para apresentar um modelo elétrico de cortar a respiração.

O HiPhi A é um hiperdesportivo elétrico, de série limitada, que está apontado para ser comercializado no primeiro trimestre de 2025. E sim, deverá vir para a Europa.

A HiPhi aposta em modelos de luxo e de grandes prestações com preços a condizer.

Com presença já nos mercados da Alemanha e Noruega, a marca possui na gama o HiPhi X, um crossover coupé a partir de 109 mil euros (460 km de autonomia, 598 cv); o HiPhi Z (um GT com 605 km de autonomia, 672 cv e 105 mil euros); e o HiPhi Y (SUV com portas de gaivota).

Esta espécie de “GT-R” elétrico chinês tem por base a plataforma do sedan HiPhi Z, apresentando, porém, prestações muito superiores.

O HiPhi A possui três motores elétricos: dois no eixo dianteiro e um traseiro, que debitam um total de 1305 cv. Todo o sistema é alimentado por um conjunto de baterias (de características ainda não reveladas) que no seu pico podem gerar até 1.500 kW.

Este hipercarro, que tem uma distribuição de peso 50:50% entre o eixo dianteiro e traseiro, é capaz de acelerar dos 0 aos 100 km/h em pouco mais de dois segundos, performance verdadeiramente alucinante ao nível da proporcionada por um Tesla Model S Plaid (que também tem três motores e precisa de 2,2 segundos para atingir os 100 km/h, fruto de um motor de 1020 cv). 

A velocidade máxima do HiPhi A é superior a 290 km/h. Para se ter um termo de comperação, o Model S Plaid chega aos 320 km/h. Um Porsche Taycan Turbo S (761 cv; 2,8 segundos dos 0-100 km/h) chega aos 260 km/h.

O HiPhi A contará com um sistema de 800 volts que, suspensão pneumática com amortecedores adaptativos, direção nas rodas traseiras (com articulação automática do ângulo das rodas traseiras, como no HiPhi X) e um novo sistema de vetorização de binário.

Ainda não tem todas as especificações técnicas foram dadas a conhecer.

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