Os 59 membros do júri do “Car of the Year” (COTY), em representação de 22 países europeus, anunciaram os modelos finalistas que integram a lista de 7 concorrentes à vitória final, de entre os 28 veículoos inicialmente candidatos.
Os sete modelos são BMW Série 5/i5, BYD Seal, Kia EV9, Peugeot e-3008/3008, Renault Scénic, Toyota C-HR e Volvo EX30.
Destes finalistas, seis são 100% elétricos ou têm versões 100% elétricas (BMW i5, BYD Seal, Kia EV9, Peugeot e-3008, Renault Scenic e-Tech e Volvo EX30). O Toyota C-HR tem motor híbrido ou plug-in.
Este ano, a lista dos “sete” do “Car of the Year” inclui uma pequena particularidade já que apresenta, pela primeira vez, um modelo chinês, o elétrico BYD Seal.
O vencedor do prémio “Carro do Ano” para 2024 (“Car of the Year”) será anunciado a 26 de fevereiro em Genebra (Suíça).
Outra observação a fazer é que com exceção dos sedãs BMW e BYD, os demais modelos são todos SUV, confirmando que este tipo de veículo continua a ser o segmento mais interessante do mercado europeu.
O prémio “COTY” é o mais cobiçado da indústria automóvel. Entre os seus 59 jurados, contam-se dois jornalistas portugueses, Joaquim Oliveira e Francisco Mota (colaborador do Welectric, desde a primeira hora).
28 candidatos iniciais ao “Car of the Year 2024” | |
1. | BMW Série 5 |
2. | BMW XM |
3. | BYD Atto 3 |
4. | BYD Dolphin |
5. | BYD Han |
6. | BYD Seal |
7. | Fiat 600e |
8. | Ford Bronco |
9. | Honda CR-V |
10. | Honda e:NY1 |
11. | Honda ZR-V |
12. | Hyundai Ioniq 6 |
13. | Hyundai Kauai |
14. | Jeep Grand Cherokee |
15. | Kia EV9 |
16. | Lexus RZ |
17. | Lucid Air |
18. | Mercedes-Benz Classe E |
19. | Mercedes-EQ EQE SUV |
20. | Nio ET7 |
21. | Peugeot e-3008/3008 |
22. | Renault Espace |
23. | Renault Scenic |
24. | Smart #1 |
25. | Toyota C-HR |
26. | Toyota Prius |
27. | Volkswagen ID.7 |
28. | Volvo EX30 |