Os 59 membros do júri do “Car of the Year” (COTY), em representação de 22 países europeus, anunciaram os modelos finalistas que integram a lista de 7 concorrentes à vitória final, de entre os 28 veículoos inicialmente candidatos.

Os sete modelos são BMW Série 5/i5, BYD Seal, Kia EV9, Peugeot e-3008/3008, Renault Scénic, Toyota C-HR e Volvo EX30.

Destes finalistas, seis são 100% elétricos ou têm versões 100% elétricas (BMW i5, BYD Seal, Kia EV9, Peugeot e-3008, Renault Scenic e-Tech e Volvo EX30). O Toyota C-HR tem motor híbrido ou plug-in.

Este ano, a lista dos “sete” do “Car of the Year” inclui uma pequena particularidade já que apresenta, pela primeira vez, um modelo chinês, o elétrico BYD Seal.

O vencedor do prémio “Carro do Ano” para 2024 (“Car of the Year”) será anunciado a 26 de fevereiro em Genebra (Suíça).

Outra observação a fazer é que com exceção dos sedãs BMW e BYD, os demais modelos são todos SUV, confirmando que este tipo de veículo continua a ser o segmento mais interessante do mercado europeu.

O prémio “COTY” é o mais cobiçado da indústria automóvel. Entre os seus 59 jurados, contam-se dois jornalistas portugueses, Joaquim Oliveira e Francisco Mota (colaborador do Welectric, desde a primeira hora).

28 candidatos iniciais ao “Car of the Year 2024”
1.BMW Série 5
2.BMW XM
3.BYD Atto 3
4.BYD Dolphin
5.BYD Han
6.BYD Seal
7.Fiat 600e
8.Ford Bronco
9.Honda CR-V
10.Honda e:NY1
11.Honda ZR-V
12.Hyundai Ioniq 6
13.Hyundai Kauai
14.Jeep Grand Cherokee
15.Kia EV9
16.Lexus RZ
17.Lucid Air
18.Mercedes-Benz Classe E
19.Mercedes-EQ EQE SUV
20.Nio ET7
21.Peugeot e-3008/3008
22.Renault Espace
23.Renault Scenic
24.Smart #1
25.Toyota C-HR
26.Toyota Prius
27.Volkswagen ID.7
28.Volvo EX30
Ordenação alfabética
Artigo anteriorMini-série da BBC sobre clima filmada em Portugal e apoiada pela Gulbenkian
Próximo artigoMG reforça posicionamento em Portugal com aposta em VE