A Honda começou a retirar do seu configurador online em vários países europeus (Portugal é um deles), aquele que foi o primeiro elétrico da Honda da atualidade, o Honda e, de design retro inspirado na primeira geração do Civic, de 1976. O fabricante confirmou à imprensa alemã que o utilitário será descontinuado sem sucessor direto, apostando noutros segmentos, com propostas mais competitivas.

O Honda e surgiu em 2020 e custava no mercado nacional a partir de €36.000. Tinha 3,63 metros de comprimento e uma bateria de 35,5 kWh, com uma autonomia a rondar 200 km. Com o lançamento de outros modelos totalmente elétricos com autonomias maiores, o modelo da Honda perdeu interesse aos olhos dos consumidores. A Honda contava vir a vender por ano na Europa dez mil exemplares, mas as vendas rondaram apenas as quatro mil unidades anuais.

Rebecca Adamson, chefe da divisão automóvel da Honda Motor Europe, confirmou que a partir de agora a marca japonesa irá dar prioridade a SUV como o e:Ny1. “Não haverá mais modelos do tamanho do Honda e. Posso dizer isso com confiança. A procura é direcionada para o setor de SUV, por isso o foco está lá. Enquanto esse for o mercado, continuaremos a promover os SUV. Pode dizer-se que temos uma gama limitada, com apenas quatro modelos na gama. Agora chegamos a sete ou oito se tivermos em conta o [Civic] Type R. Temos uma gama relativamente completa, mas ainda é simples. Não há muitas variações.”

O e:Ny1 é um SUV compacto (segmento C) derivado do HR-V. Tem um motor de 204 cv (150 kW) e 310 Nm e uma bateria com capacidade de 68,8 kWh. A autonomia anunciada é de 412 km WLTP, podendo carregar no máximo 78 kW em corrente contínua (10-80% em 45 minutos). O seu preço de comercialização começa nos 54.750 euros.

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