Sónia Araújo levantou a unidade smart #1 na Sociedade Comercial C. Santos em outubro e, como refere neste vídeo, “a experiência tem sido muito positiva”. A apresentadora do programa “Praça da Alegria”, da RTP, destaca que este “é um modelo muito diferente dos anteriores” e que é mais polivalente, até por ter cinco lugares, ambiente premium, mais de quatro metros de comprimento e uma bagageira de grandes dimensões”.

A embaixadora da Sociedade Comercial C. Santos segue uma linha de várias figuras públicas internacionais que conduzem o smart #1, com destaque para Georgina Rodriguez, modelo e empresária que é companheira do futebolista Cristiano Ronaldo. Os quase dois meses de condução quotidiana do smart #1 permitem a Sónia Araújo destacar alguns aspetos positivo. “A condução é a típica dos elétricos de última geração. Silêncio, conforto e uma autonomia superior a 400 km”, salienta. Também a capacidade de carregamento em postos rápidos e wallboxes é realçado pela comunicadora. “Com estas características, o smart#1 está a revelar-se um excelente companheiro das minhas viagens”, resume Sónia Araújo.

Autonomia acima de 400 km

O smart #1, apresentado em 2022 e acabado de chegar a Portugal, inaugura uma nova era para a marca, que é agora uma joint-venture (formalmente anunciada em janeiro de 2020) entre o Mercedes-Benz Group e a Geely Holding. Em 2024 chegará o SUV coupé #3 e a gama não ficará por aqui.

O smart #1 conta com o design premium da Mercedes-Benz e a evoluída plataforma SEA da Geely. Com um comprimento de 4270 mm e uma distância entre eixos de 2750 mm, o smart #1 não renega as origens urbanas da marca, mas oferece novas opções em termos de necessidade de espaço a bordo. A bagageira pode oferecer entre 273 e 411 litros (banco traseiro deslizante), a que se junta um pequeno espaço de 15 litros sob o capô.

Com potências entre 272 cv e e 428 cv, o smart #1 tem autonomias de até 440 km (a bateria tem 66 kWh de capacidade). É proposta nas linhas Pro+, Premium e BRABUS. As variantes Pro+ e Premium têm tração às rodas traseiras e contam com um motor de 272 cv e 323 Nm de binário. A velocidade máxima é de 180 km/h (limitada) e os 100 km/h são atingidos em 6,7 segundos.

O smart #1 BRABUS tem tração integral. O motor adicional no eixo da frente eleva a potência para 428 cv e o binário para 543 Nm. O resultado são performance verdadeiramente desportivas, com a distância 0-100 km/h a ser batida em apenas 3,9 segundos. A autonomia não fica, porém, muito longe das variantes menos potentes e o modelo pode percorrer 400 km com apenas uma carga.

Os preços da linha Pro+ começa nos 41 950 euros (com IVA) e a linha Premium nos 44 450 euros (com IVA). Por fim, o smart #1 BRABUS custa 48 450 euros. O smart #1 pode ser observado de perto nas instalações da Sociedade Comercial C. Santos junto ao Aeroporto do Porto.

Artigo anteriorNissan quer colocar Juke elétrico ao preço da versão a gasolina
Próximo artigoJoint-venture entre Iberdrola e BP instala rede ultrarrápida em Portugal e Espanha