“Os veículos elétricos serão adotados em massa quando oferecerem uma autonomia suficiente para que as pessoas se sintam confortáveis em ter um VE como único veículo”, afirma Mujeeb Ijaz, CEO e fundador do fabricante de baterias, a start-up Our Next Energy (ONE), cujos trabalhos permitiram chegar a uma tecnologia de bateria que, montada num BMW iX, logrou fornecer perto de 1.000 km de autonomia.

No ano passado, a ONE assinou um acordo com o BMW Group para incorporar a tecnologia da bateria Gemini no BMW iX. A BMW i Ventures, o braço de capital de risco do fabricante de automóveis com sede em Silicon Valley, é também um investidor na ONE.

A arquitetura de química dupla da Gemini contém dois tipos de células diferentes que utilizam diferentes químicas de bateria. As células de fosfato de ferro e lítio (LFP) alimentam o motor e satisfazem as exigências de 99% das viagens diárias com uma autonomia de 241 km.

Para viagens mais longas, o Gemini utiliza células sem ânodo de alta densidade energética NCM para proporcionar uma autonomia adicional de 724 km, transferindo energia através do conversor CC-CC de alta eficiência patenteado pela ONE. Juntamente com o conversor DC-to-DC, as duas células trabalham em conjunto para oferecer mais de 960 km com um único carregamento.

A Gemini é a bateria de EV de maior alcance que cabe no espaço típico de 300-400 litros disponível num veículo para armazenamento de energia, de acordo com a empresa.

Os mais de 960 km obtidos representam 50% mais do que os 631 km de autonomia homologada apresentada pelo SUV germânico.

“A bateria Gemini [da ONE] provou que pode duplicar a autonomia dos veículos elétricos e derrubar a maior barreira à eletrificação”, refere Mujeeb Ijaz.

Para além do maior alcance, a tecnologia Gemini da ONE reduz a utilização de lítio em até 20%, a de grafite em 60% e minimiza a utilização de níquel e cobalto. Ao fazê-lo, a ONE está a criar uma tecnologia de armazenamento de energia mais sustentável que pode reduzir o impacto ambiental e o custo, aponta a empresa.

“Os mais de 960 km alcançados pelo BMW iX equipado com a Gemini são uma demonstração impressionante”, afirmou Jürgen Hildinger, Diretor de Armazenamento de Alta Tensão do BMW Group New Technologies. “Gostamos de trabalhar com a equipa da ONE e estamos ansiosos por dar os próximos passos em conjunto.”

Agora que a ONE demonstrou com sucesso a tecnologia Gemini, a empresa concentrar-se-á em aperfeiçoamentos adicionais do sistema para se preparar para a comercialização. “Estes incluem a melhoria da eficiência do conversor CC-CC, o desenvolvimento de algoritmos de controlo melhorados para otimizar a utilização das células do extensor de autonomia e a validação da bateria e o desenvolvimento de células”, explica a ONE.

Todas estas etapas destinam-se a melhorar ainda mais a autonomia e a preparar o desenvolvimento de uma amostra A para um programa de produção completo.

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