As vendas de veículos elétricos e híbridos estão em crescimento a nível global, mas nos EUA uma análise interessante veio demonstrar que os 100% elétricos representam uma quota já considerável dos modelos do segmento de luxo.
Essa é uma das conclusões de uma análise feita pela Administração de Informações sobre Energia dos Estados Unidos (U.S. Energy Information Administration – EIA), a partir de estatísticas de vendas de automóveis. Recorrendo a dados da Wards Intelligence, a EIA constatou que híbridos, híbridos plug-in e VEs combinados totalizaram 15,8% das vendas totais de viaturas ligeiras até ao terceiro trimestre de 2023, em comparação com 12,3% e 8,5% nos mesmos períodos de 2022 e 2021, respetivamente.
No terceiro trimestre, a venda combinada de elétricos, híbridos e híbridos plug-in valeu 17,7% nos EUA. Por motorização, o único tipo que está a diminuir de forma consistente é a dos modelos de combustão interna não híbridos.
Nos EUA, as vendas de veículos elétricos continuam a concentrar-se na categoria de luxo, valendo 34% no segmento de veículos de luxo no terceiro trimestre, mas permanecendo abaixo dos 2% do mercado de veículos não luxuosos.
Esta repartição está em conformidade com a atual lista de modelos 100% elétricos disponibilizados pelos fabricantes no mercado norte-americano: mais de dois terços são classificados como veículos de luxo pela Wards Intelligence.
A EIA observou ainda que o preço médio de venda de modelos elétricos novos caiu 5% durante o terceiro trimestre, para $50.283, colocando os 100% elétricos a apenas $3.000 do preço médio do veículo para o mercado como um todo. Isso representa uma queda de 24% em relação ao pico de preço dos elétricos na primavera de 2022.