A maior flexibilidade de design que os veículos elétricos permitem face aos modelos com motores de combustão interna vão possibilitar a criação, de forma mais simples, de viaturas personalizadas, de acordo com as necessidades dos mais variados tipos de clientes, sem que isso represente um grande aumento de custo. A Kia traçou um plano de negócio a pensar nesta filosofia, tendo desvendado algumas dessas viaturas.

A lógica é que um único chassis de veículo seja utilizado para atender a múltiplos requisitos de mobilidade, com uma facilidade que os automóveis a combustão não tinham, apesar da partilha de plataformas que também fazem.

Platform Beyond Vehicle

Atrás de uma cabine fixa, ou habitáculo, uma variedade de módulos intercambiáveis pode ser conectada ao veículo base através de uma tecnologia de acoplamento híbrida eletromagnética e mecânica, transformando este Platform Beyond Vehicle (PBV) num táxi durante o dia, num furgão de entregas à noite e num veículo recreativo pessoal nos fins de semana.

A montagem da estrutura do corpo sem solda é projetada para permitir o ajuste flexível do comprimento dos “membros móveis” de acordo com o propósito de uso do veículo.

Enviada em forma de kit padronizado, a tecnologia Dynamic Hybrid permite a rápida e simples transformação dos veículos.

A Kia planeia, de resto, criar um ecossistema que promova a interação entre os PBV. Com ampla modularidade, incluindo a capacidade de compartilhar características entre todos os veículos, a Kia espera que seus PBV melhorem a versatilidade, abrindo possibilidades para atender às necessidades de empresas e indivíduos.

Para ilustrar o seu raciocínio, a Kia desvendou um conjunto de modelos forjados a partir da mesma base, mas com diferentes designs, para diferentes propósitos.

O Kia Concept PV5 é a base desta família de novos modelos. começará a ser fabricado em série 2025

No salão tecnológico de Las Vegas, CES, a Kia exibiu cinco protótipos: três versões do Concept PV5, o Concept PV7 e o Concept PV1

Numa fase um, a Kia planeia disponibilizar várias versões do PV5 no futuro, incluindo uma variante base, um furgão, um veículo de teto alto e outro chassis-cabine.

No futuro, a Kia também planeia introduzir um modelo de Robotáxi autónomo desenvolvido com a Motional (uma joint venture entre o Grupo Hyundai e Aptiv).

Na fase dois, o ecossistema PBV será complementada por mais dois modelos igualmente modulares, o PV7 (mais autonomia e mais espaço interior) e PV1 (projetado para transportes que tenham de se movimentar em espaços estreitos, em que o ângulo de viragem seja determinante).

Unidade de negócios dedicado

Para aproveitar ao máximo as oportunidades oferecidas pelos PBV, a Kia irá lançar um sistema de negócios dedicado, abrangendo vários aspetos do processo, desde a linha de produtos até à integração de soluções de software e parcerias globais.

A Kia estabeleceu parcerias com empresas como Uber, Coupang, CJ Logistics, Kakao Mobility e Dubai Taxi Corporation para fortalecer ainda mais seu sistema de negócios dedicado a PBV.

Essas e outras parcerias futuras deverão ajudar a fortalecer a integração de robótica e condução autónoma para apoiar uma solução de mobilidade PBV dentro de ambientes de cidades inteligentes.

Toda esta linha de produtos será complementada pela introdução de um processo de desenvolvimento baseado na participação do cliente, utilizando a entrada e feedback dos clientes para criar soluções mais personalizadas e específicas para missões.

O fabricante vai construir uma fábrica dedicada a PBV em Autoland Hwaseong, na Coreia do Sul, a qual será capaz de oferecer modelos de conversão para diversas linhas de PBV, atendendo a diferentes preferências dos clientes. A fábrica está programada para entrar em operação em 2025 e espera-se que tenha uma capacidade anual de 150.000 unidades.

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