“Explorar novas opções para baterias mais sustentáveis e económicas que utilizem matérias-primas amplamente disponíveis é uma parte fundamental das nossas ambições do plano estratégico ‘Dare Forward 2030’, que nos levará a atingir a neutralidade carbónica até 2038”, afirma Ned Curic, Chief Engineering and Technology Officer da Stellantis.

Com este propósito, a Stellantis acabou de efetuar um acordo com uma empresa para garantir uma nova tecnologia de baterias.

Assim, a Stellantis Ventures, fundo de capital de risco da Stellantis, anunciou a sua participação como investidor estratégico na Tiamat, empresa sedeada em França e que está a desenvolver e a comercializar a tecnologia de baterias de iões de sódio.

A Tiamat foi uma das 11 startups homenageadas com um Prémio Stellantis Ventures em 2023, sendo também a primeira empresa no mundo a ter comercializado recentemente uma tecnologia de iões de sódio num produto eletrificado.

A Tiamat é uma spin-off do Centro Nacional de Investigação Científica (CNRS) francês e está a tirar partido das suas melhores inovações. A empresa utilizará as receitas da ronda de angariação de fundos, onde se inclui a Stellantis Ventures, para lançar a construção de uma fábrica de baterias de iões de sódio em França, em primeiro lugar para ferramentas elétricas e aplicações de armazenamento estacionárias, e depois para aumentar a produção de produtos de segunda geração para aplicações BEV.

A tecnologia de iões de sódio abre a possibilidade de armazenar a energia de forma mais rentável em comparação com a tecnologia de baterias de iões de lítio, atualmente muito utilizada.

A Stellantis destaca que a tecnologia de iões de sódio oferece um custo mais baixo por quilowatt-hora e não contém lítio, nem cobalto. O sódio, disponível em abundância, oferece vantagens em termos de sustentabilidade e autonomia para obter a matéria-prima.

Outras duas tecnologias de baterias

Para além das baterias de iões de sódio com a Tiamat, a Stellantis está, também, a investir no desenvolvimento de outras tecnologias alternativas para armazenamento de energia, incluindo baterias de estado sólido com a Fatorial Energy; e química de lítio-enxofre com a Lyten Inc.

Em articulação com estes investimentos, a Stellantis tem vindo a assegurar o fornecimento de matérias-primas para veículos elétricos até 2027, através da assinatura de acordos em todo o mundo.

“Os nossos clientes estão a exigir veículos sem emissões que combinem uma boa autonomia, desempenho e acessibilidade. Esta é a estrela que nos guia, uma vez que a Stellantis e os seus parceiros trabalham hoje para desenvolver tecnologias inovadoras para o futuro”, justifica Ned Curic.

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