Depois de há um ano a Tesla ter surpreendido indústria e consumidores com uma forte redução de preços em alguns dos seus modelos (ver aqui e aqui), a marca comandada por Elon Musk prossegue essa sua estratégia de cortar nos preços de venda. Ou seja, boas notícias para os clientes!

Na última atualização de preços, que já se encontra no configurador do construtor, o Model Y, que custava na sua versão base 44.990 euros, passou a apresentar-se neste início de 2024 com um preço de tabela de 42.990 euros.

Trata-se de uma diminuição no PVP de dois mil euros, que se traduz num “desconto” de cerca de 14%.

A versão de duplo motor Long Range teve uma redução no preço de 4.000 euros (menos 7%), ao passo que a mais dinâmica versão Performance passa a custar 55.990 euros, um corte no PVP de 4.000 euros (menos 4%).

Se analisarmos o preço que um Model Y custava há cerca de um ano, as diferenças são ainda mais incríveis: estamos a falar de reduções de sete mil euros na versão standard (-14%) e de diminuições no PVP de 15 mil euros/21% (versão Performance) e de 17 mil euros/25% (variante Long Range).


Model Y em Portugal
PortugalRWDLRP
Até 12/01/2023€49.998€66.998€71.008
De 13/01/2023 a 13/04/2023€46.990€53.990€63.990
De 14/04/2023 a 16/01/2024€44.990€53.990€59.990
Desde 17/01/2024€42.990€49.990€55.990
Diferença em valor entre 12/01/2023 e 17/01/2024-€7008-€17.008-€15.018
Diferença em % entre 12/01/2023 e 17/01/2024-14%-25%-21%
Diferença em valor entre 14/04/2023 e 17/01/2024-€2000-€4000-€4000
Diferença em % entre 14/04/2023 e 17/01/2024-4%-7%-6%

De acordo com a Tesla, esta redução de preços prende-se com o objetivo de tornar os seus automóveis – e, neste caso, o Model Y – “mais acessível” a mais pessoas com o “objetivo de acelerar a transição do mundo para a energia sustentável”.

E isso, reforça a sua perspetiva, será feito “através da alavancagem de processos de engenharia e fabrico originais, tornando as nossas operações mais eficazes em termos de tempo e de custos. Ao transferir estes ganhos de eficiência para os nossos clientes, conseguimos fornecer um melhor produto e torná-lo mais acessível”.

Artigo anteriorRenault Trucks inicia produção dos camiões elétricos E-Tech
Próximo artigoBYD vai investir 14 mil milhões de euros em veículos inteligentes