Os autocarros 100% elétricos Iveco E-Way vão passar a ser utilizados em Roma, a “Cidade Eterna”. Estes bus foram escolhidos pela ATAC (Azienda per la mobilità), a empresa de transportes públicos de Roma, que vai adquirir 411 unidades encomendadas no âmbito de um concurso.
A entrega do primeiro lote de 110 autocarros elétricos terá início no último trimestre de 2024, com as restantes unidades a serem entregues até abril de 2026. Trata-se da maior encomenda de autocarros urbanos E-Way da Iveco Bus até à data em Itália.
A encomenda efetuada pela ATAC Roma é composta por 396 unidades E-Way de 12 m e 15 unidades E-Way articuladas de 18 m de comprimento, bem como um serviço completo de manutenção por um período de dez anos.
O plano completo de manutenção será assegurado pela Romana Diesel, concessionário Iveco na região de Lazio e um dos maiores concessionários oficiais do construtor na Europa.
Os veículos, de 12 e 18 metros de comprimento, serão equipados com a mais recente tecnologia de baterias NMC, com uma capacidade unitária de 69,3 kWh. Este pack de armazenamento de energia é montado na nova fábrica de baterias da FPT Industrial (e-plant) em Turim. Os veículos incluem os mais recentes dispositivos ADAS do construtor.
No seguimento das encomendas feitas por entidades como Busitalia, Grupo Autoguidovie, GTT Turim, ATM Milão, este novo contrato firmado com a ATAC Roma reforça o fornecimento dos autocarros Iveco e-Way para os transportes públicos em Itália.
Giorgio Zino, Diretor de Operações Comerciais da Iveco Bus Europa, considera, por isso, que “este novo sucesso em Itália confirma que a nossa solução E-Way responde plenamente às expectativas de descarbonização dos transportes públicos italianos.”