Realizou-se no passado fim de semana a Gala dos Campeões da FPAK, cerimónia realizada no Salão Preto e Prata do Casino Estoril e na qual foram premiados os melhores de cada campeonato, taça e competição do desporto motorizado em Portugal entre pilotos, navegadores, equipas e demais personalidades.
O evento homenageou também todos os que na época desportiva de 2023 se destacaram no panorama competitivo internacional.
Enquanto prova tutelada pela Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK) e promovida pelo Classic Clube de Portugal (CCP), a prova de regularidade que é o Campeonato de Portugal de Novas Energias – Prio (CPNE – Prio) foi uma das competições em foco.
Eduardo Carpinteiro Albino e José Carlos Figueiredo sagraram-se Campeões de Portugal de Novas Energias – Prio 2023, tendo subido ao palco perante o aplauso de cerca de sete centenas de pessoas.
Eduardo Carpinteiro Albino considera que “a Gala foi o encerrar de uma época que nos correu muito bem e onde conseguimos alcançar os objetivos a que nos propúnhamos, que era a revalidação dos títulos de pilotos e navegadores, e conquistar o primeiro título de equipas no Campeonato de Portugal de Novas Energias Prio”.
Fazendo um balanço da época, que foi composta por sete provas que o Welectric foi acompanhando, Carpinteiro Albino aponta o aumento da competitividade que se verificou: “Tivemos um campeonato onde a competitividade aumentou muito e onde a dedicação de toda a equipa foi essencial para evoluirmos”.
“Temos de agradecer aos nossos parceiros que nos ajudaram nesta época, KIA, ACP / ACP Electric, Prio, Fidelidade, Welectric, Cascais e Edgeline, pois sem eles não teríamos conseguidos estes resultados”, refere o piloto.
A temporada de 2024 já está, entretanto, a ser preparada, esclarece Carpinteiro Albino: “Repetiremos o Campeonato de Portugal de Novas Energias, que se espera ainda mais competitivo, com mais equipas oficiais e mesmo com equipas estrangeiras, que querem disputar aquele que é considerado o Campeonato de Novas Energias mais competitivo”.
A par do Campeonato de Portugal, o piloto campeão ainda disputará a Challenge Ibérica, que inclui as provas da FIA Eco Rally Cup disputadas em Portugal e Espanha e que são Valência, Oeiras, Açores e Corunha: “Por último ainda está nos nossos planos disputar o E- Rally de Monte Carlo”, conclui.
Classificações finais do Campeonato de Portugal de Novas Energias – Prio 2023
Leia também: