A Skizo, uma marca emergente com uma visão sustentável, surge como resposta à crescente preocupação com o impacto ambiental, especialmente no que diz respeito aos oceanos. Fundada por empreendedores apaixonados pelo mar, a Skizo foi inspirada por um incidente revelador durante um dia de inverno na praia, quando o filho dos fundadores Andreia Coutinho e André Facote, Lorenzo, na altura com quase dois anos, tentou levar à boca pedaços de plástico, encontrados na areia.
“A Skizo nasceu de vários fatores, mas principalmente no dia em que fomos à praia com o nosso filho Lorenzo de quase 2 anos de idade, nessa altura, e nessa tarde de inverno, havia lixo no areal e o Lorenzo, como qualquer outra criança da idade dele, começou a tentar levar à boca o que estava na areia, pedaços de plástico, tampas, garrafas… percebemos que não era esse o legado que queríamos deixar nem a ele nem à sua geração,” afirmou Andreia Coutinho, CMO & Co-Founder da Skizo.
A preocupação com o meio ambiente levou os fundadores a desenvolver uma solução para o problema do lixo no oceano. “Queremos ser vistos pela próxima geração como aqueles que fizeram algo e não como aqueles que nada fizeram. Mantemos sempre o foco na sustentabilidade, desde a transformação de resíduos em matéria-prima, desde a transformação de resíduos em matéria-prima, na forma como todos os nossos produtos são fabricados, o facto de não termos stock, o tipo de embalagem, entre outros,” acrescentou Andreia Coutinho.
Atualmente, a oferta da Skizo passa por sapatilhas personalizáveis, malas, hoodies, óculos de sol, sacos que retêm microplásticos na máquina de lavar roupa, t-shirts, tote bags e têxteis para comércio B2B. A empresa está a terminar a prototipagem de uma biopele feita a partir de borras de café em parceria com o Grupo Nabeiro.
Todos os produtos da Skizo são pensados, desenhados e produzidos com uma abordagem artesanal. As sapatilhas, por exemplo, são feitas por um parceiro focado em calçado personalizado em Portugal e produzidas por medida mediante encomenda. Os restantes produtos são fabricados também em fábricas ou em ateliers locais. A produção é acompanhada de perto pelos fundadores, que garantem parcerias com valores alinhados aos da Skizo, promovendo práticas de trabalho justas e sustentáveis.
“Todos os materiais que utilizamos nos nossos produtos são reciclados. Temos sempre essa preocupação, e até mesmo as etiquetas, no caso da roupa, são impressas no próprio têxtil com essa preocupação, para além da preocupação do conforto,” enfatizou Andreia Coutinho.
O crescimento da Skizo é promissor, com planos de internacionalização da marca e a continuação de parcerias estratégicas. A empresa visa expandir o leque de produtos em diversas áreas e imagina-se fisicamente numa concept store inovadora que alia moda à tecnologia, mantendo sempre a premissa de contribuir para um “oceano mais saudável”, conclui uma das fundadoras da Skizo.
Com uma visão clara e um compromisso inabalável com a sustentabilidade, a Skizo está posicionada como uma marca que não só oferece produtos de qualidade, mas também lidera a mudança em direção a um futuro mais verde e consciente.