A Helexia Portugal, player internacional no setor da energia renovável, especializada no desenvolvimento e implementação de projetos de descarbonização, vai assinalar o Dia Internacional da Mulher com uma Conferência que une quatro convidadas com percursos profissionais exemplares.

“Diminuir o fosso entre homens e mulheres no setor da energia é um dos contributos que a Helexia pretende dar, principalmente em áreas técnicas, como engenharia, onde as mulheres ainda estão sub-representadas. É por isso que, nos últimos anos, temos assinalado esta data através deste tipo de iniciativas, com o intuito de inspirar outras empresas do setor a fazer parte desta mudança de paradigma”, declara Maria João Melo, HR Manager na Helexia Portugal.

“Mulheres na linha da frente” é o mote que junta Filipa Pantaleão, Secretária Geral da BCSD Portugal; Ana Amorim, Diretora Comercial da Micronipol; Isabel Santos, Diretora de Operações da Helexia Portugal e Liliana Santos, Diretora de Recursos Humanos da Voltalia Portugal, com o intuito de debater e partilhar ideias, desafios e conquistas com que se depararam ao longo do seu percurso profissional.

Esta conferência conta com a moderação de Alice Khouri, co-fundadora do Women in ESG Portugal e uma das mais recentes contratações da Helexia como Head of Legal.

Esta não é a primeira vez que a Helexia assinala o Dia Internacional da Mulher. Nos últimos anos, tem promovido debates com profissionais do género feminino de diferentes backgrounds que partilham a sua experiência e insights de forma a criar um ambiente rico em diversidade, aprendizagem e colaboração, proporcionando oportunidades para promover o progresso e a igualdade das mulheres em diversas esferas da sociedade.

A Conferência decorre no dia 8 de março com transmissão gratuita pela página de LinkedIn da Helexia Portugal, entre as 10h00 e as 11h30. Recomenda-se inscrição prévia no link do evento.

Estas iniciativas surgiram porque, historicamente, o setor da energia tem sido predominantemente dominado pelo género masculino, especialmente em cargos de liderança e tomada de decisão.

No entanto, ao longo dos anos, tem-se observado um aumento gradual na representação das mulheres neste setor, e a Helexia destaca o facto de ter vindo a contribuir para essa mudança contratando mais mulheres para cargos de liderança e esforçando-se para manter a equidade de género na composição das suas equipas.

Como ponto de partida desta iniciativa, a Helexia vai lançar ao longo deste ano, três videocasts intitulados “Women with Energy” que abordarão questões cruciais, como: a igualdade de género, a representatividade nos espaços de liderança e os desafios enfrentados por mulheres em diferentes setores.

Artigo anteriorPeugeot E-3008 em maio com uma versão. Em 2025 chegam mais duas versões
Próximo artigoSpecialized apresenta Turbo Porto, uma e-bike de cauda longa