Num recente estudo realizado pela plataforma Wallapop, em parceria com a MuP Research, 9 em cada 10 portugueses admitiram já ter vendido pelo menos um produto numa plataforma de artigos reutilizados, após um momento de limpeza e arrumação profunda nas suas casas.

As principais razões por detrás desta prática incluem a necessidade de ganhar algum dinheiro extra, com esta motivação a ser mencionada como a principal dos inquiridos (62,3%), seguido da procura por mais espaço livre em casa (55,6%). O desejo de proporcionar uma nova vida a objetos que não estão a ser utilizados é a terceira razão principal que fecha o top 3 de motivações para a venda de objetos reutilizados pelos portugueses.

O questionário foi desenvolvido e trabalhado pela MuP Research a pedido da Wallapop. O universo deste projeto consistiu num grupo de indivíduos de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 18 e os 65 anos, a viver em Portugal Continental. A amostra foi constituída por 1007 entrevistas com uma distribuição proporcional pelo universo.

Quando questionados sobre como procedem no momento de escolha dos objetos que decidem manter e os objetos que pretendem vender em plataformas de produtos reutilizados, a grande maioria (73,5%) refere exatamente serem artigos que não são essenciais ou não utilizados o suficiente para justificar o espaço que ocupam na casa dos portugueses.

Algumas motivações também mencionadas passam por itens que já não são apreciados (40,5%) ou produtos cujo inquirido tem mais do que um exemplar e não se justifica manter tantos (23,4%).

Primavera e verão

Com a entrada na primavera, no que se refere ao momento preferido dos portugueses para a realização destas limpezas e arrumações domésticas profundas, a primavera (51%) e o verão (47,7%) foram identificados como os momentos ideais, seguindo-se o outono e o inverno com o início do novo ano a ser também mencionado como um momento propício para alguns inquiridos. Estes momentos são especialmente populares entre os inquiridos com idades entre 55 e 64 anos (60,3%), enquanto o verão é mais frequente entre os que têm filhos (53,7%).

No que respeita à frequência, o estudo revela que para 45% dos inquiridos estas limpezas podem ocorrer a qualquer altura do ano, consoante a necessidade, sendo que cerca de 20% refere fazê-las uma vez por ano e outros 20% admitem preferir fazer pelo menos duas grandes limpezas domésticas por ano.

Por fim, quando questionados sobre os artigos que são mais frequentemente descartados após estas limpezas domésticas, peças de vestuário foram os produtos mais mencionados, seguidos de produtos de decoração para a casa, com jogos e brinquedos a fechar o top 3. O momento de limpeza profunda é uma oportunidade-chave para perceber os produtos que tem em casa e já não utiliza, podendo vendê-los em plataformas como a Wallapop e ganhar não só espaço, mas também dinheiro.

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