O fabricante chinês IM Motors chegou ao salão de Genebra com uma das mais impactantes novidades: o seu L6, que deverá ser lançado em maio, virá com a primeira bateria de estado sólido de carregamento ultrarrápido produzida em série na indústria automóvel.

A marca, que poderá estar presente no mercado europeu em 2025, reserva mais pormenores para o início de abril, mas sabe-se, para já, que a nova bateria terá 130 kWh.

A diferença significativa entre as baterias de estado sólido e a tecnologia existente reside no facto de o eletrólito ser sólido: no caso do utilizado pela IM L6, é um eletrólito patenteado de escala nanométrica desenvolvido pela própria empresa.

O eletrólito tem “elevada condutividade iónica, resistência a altas temperaturas”, o que presumivelmente significa que o risco de incêndio será menor.

IM Motors é uma joint venture de veículos elétricos entre a fabricante de automóveis chinesa SAIC Motor e as empresas chinesas de tecnologia Zhangjiang Hi-Tech e Alibaba Group.

► O IM da marca significa “Intelligent Mobility”.

► A IM Motors foi fundada em 2020 como uma joint venture entre a SAIC Motor, o Alibaba Group e a Zhangjiang Hi-Tech. O primeiro modelo foi o sedan L7, que foi colocado à venda em 2022 e, desde então, foi seguido pelos SUVs LS7 e LS6. Este L6 é, assim, o quarto modelo do seu portfólio.

Ao ter um eletrólito sólido, não é possível que este vaze, o que melhora a segurança e também torna a bateria menos propensa a combustão ou explosão. A IM possui igualmente uma tecnologia de proteção de segurança quíntupla para proteger as baterias com materiais de isolamento térmico e retardadores de fogo.

Além disso, o eletrólito utiliza moldagem integrada de camada sólida seca, tendo a bateria uma resistência interna reduzida, o que significa que é possível um carregamento ultrarrápido.

O cátodo (elétrodo positivo) é revestido com material de níquel ultra-elevado e o ânodo (negativo) é uma nova geração de material composto de carbono-silício de elevada energia específica.

Estas tecnologias resolvem o problema da elevada expansão dos materiais à base de silício, assegurando a estabilidade e permitindo um melhor desempenho de carga/descarga, garantindo, em última análise, uma maior segurança. A SAIC afirma que o automóvel tem um carregamento ultrarrápido de quase 900 V.

Autonomia e outra opção de bateria

A IM anunciou no Salão Automóvel de Genebra que o L6 equipado com a bateria de estado sólido teria uma autonomia CLTC de 1000 km (CLTC) ou, segundo o WLTP, de 800 km.

Quando for posto à venda, o L6 terá duas variantes: a da bateria de estado sólido e outra com bateria de iões de lítio com de 90 ou 100 kWh da CATL.

A versão com bateria de iões de lítio de 90 kWh terá uma unidade com tração traseira (com uma autonomia CLTC de 720 km e possivelmente uma potência de 216 kW) e uma versão com tração integral (700 km no ciclo chinês CLTC e um motor traseiro de 379 kW e um dianteiro de 200 kW).

A versão equipada com a bateria de 100 kWh permite uma autonomia de 770 km (tração traseira) e 750 km (tração integral).

MG ou IM na Europa? Ainda não está decidido

A SAIC pretende internacionalizar a marca IM este ano e as vendas deverão começar na Europa no próximo ano. Mas, atualmente, não é claro se os modelos IM serão rebatizados na Europa como automóveis MG (dado que a SAIC é dona deste emblema histórico britânico) ou se continuarão a chamar-se IM.

Esta berlina L6 da IM Motors tem 4931 mm de comprimento, 1960 mm de largura e 1474 mm de altura, registando ainda 2950 mm de distância entre eixos.

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