A Savannah Resources Plc, empresa responsável pelo desenvolvimento do Projeto Lítio do Barroso em Portugal, o maior depósito de espodumena de lítio da Europa, recebeu o Overseas Direct Investment Award, um galardão atribuído pela Aliança Empresarial Reino Unido-Portugal.
A cerimónia de entrega do prémio aconteceu em Lisboa, no dia 22 de março, e foi apresentada pela Embaixadora do Reino Unido em Portugal, Lisa Bandari, juntamente com o Comissário de Comércio do Reino Unido para a Europa, Chris Barton, num evento na Residência oficial da Embaixadora Britânica.
Administrado pelo Departamento de Negócios e Comércio do Reino Unido (DBT) em Portugal, o evento UK-Portugal Business Alliance é uma iniciativa que visa premiar e reconhecer publicamente o esforço empreendedor das empresas portuguesas que escolheram o Reino Unido como destino de investimento, bem como de empresas britânicas que têm alcançado sucesso em Portugal, algumas das quais são também investidoras directas no mercado português, como a Savannah.
Agora na sua 14.ª edição, os UK-Portugal Business Awards celebraram as conquistas de 25 empresas este ano, do vasto grupo de empresas que a equipa da DBT Portugal apoia.
O Projeto de Lítio do Barroso é visto como como o mais significativo projeto de exploração de espodumena de lítio na Europa Ocidental. O projeto estima alimentar mais de 600.000 veículos elétricos através do lítio anualmente extraído das concentrações de espodumena existentes no local. Trata-se de um projeto que potenciará a instalação de toda a cadeia de valor das baterias de lítio em Portugal.