A apresentação deste projeto virado para o turismo sustentável esteve a cargo de Jorge Brito, Secretário Executivo da CIM da Região de Coimbra, no evento anual do programa Interreg Europe, que decorreu no dia 21 de março, em Antuérpia, Bélgica. 

A Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra é composta por 19 municípios (clique para aumentar o mapa):

O turismo sustentável é um objetivo global em toda a Europa, devendo o seu desenvolvimento ser promovido sob o princípio da sustentabilidade e altamente associado à eficiência na utilização dos recursos.

Contudo, verifica-se, ainda, a necessidade de promover iniciativas que contribuam para medir os resultados ao nível do turismo da sustentabilidade.

Neste contexto, a Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra vai desenvolver e liderar um projeto europeu que visa avaliar o impacto do turismo sustentável.

Designado Tourism4SDG, o projeto terá uma duração de quatro anos, reunindo autoridades locais, regionais e nacionais de oito países da União Europeia, entre os quais Portugal, Espanha, Polónia, Hungria, Holanda, França, Letónia e Estónia.

O projeto tem como objetivo mais concreto desenvolver e implementar ferramentas para monitorizar os impactos do desenvolvimento sustentável no turismo.

o projeto Tourism4SDG foi aprovado pela comissão europeia, no âmbito do Programa Interreg Europe 2021-2027.

O Interreg Europe é um programa de cooperação inter-regional que promove o intercâmbio de experiências, a partilha de conhecimento e a transferência de boas práticas entre autoridades regionais e locais e diversos atores de relevância regional de Estados Membros da União Europeia, Noruega e Suíça.

Esta iniciativa “surge com a necessidade de melhorar a eficácia dos instrumentos de política de turismo para a concretização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos, em 2015, pelas Nações Unidas, para a Agenda 2030”, explica a CIM da região de Coimbra.

Através da cooperação transnacional territorial, o Tourism4SDG pretende proporcionar a produção de dados comparáveis sobre a monitorização da sustentabilidade do turismo, visando não só medir o impacto das políticas de turismo sustentável, como também orientar futuras estratégias para um setor mais responsável e inclusivo.

Artigo anteriorAmbitious, moda inspirada na circularidade apresenta coleção SS24
Próximo artigoRecolha seletiva de têxteis obrigatória a partir de 1 de janeiro. Municípios referem dificuldades