A equipa “Kia – ACP Electric – BP” começa no próximo fim de semana o Campeonato de Portugal de Novas Energias – PRIO, onde tem como objetivo a revalidação dos títulos alcançados em 2023, com uma presença reforçada no Oeiras Eco Rally.

Para além das habituais duplas desta equipa, Eduardo Carpinteiro Albino/José Carlos Figueiredo e Nuno Serrano/Alexandre Berardo, em Oeiras também estarão outros participantes ao volante de modelos 100% elétricos da Kia: Eneko Conde/Lukas Sergnese (Vencedores da Fia Eco Rally Cup em 2022) e Kalin Dedikov/Gregory Pavlov (3os classificados na FIA Eco Rally Cup).

Com as melhores equipas nacionais e internacionais da regularidade em veículos elétricos, a expectativa é que o Oeiras Eco Rally seja muito disputado.

Eduardo Carpinteiro Albino explica os motivos: “Convidámos as duplas internacionais, que vêm a Oeiras com o apoio da Kia, para podermos ter uma equipa Kia – ACP Electric – BP reforçada. O campeonato é longo e como só temos duas duplas em todas as provas, é bom ter uma ajuda dos nossos amigos do campeonato FIA, a quem desde já agradecemos.”

Nuno Serrano acrescenta que “com o suporte dos nossos prestigiados patrocinadores – Kia, ACP Electric, BP e Fidelidade Seguros – e os apoios de Cascais, Welectric e Edgeline – iremos participar em todas as provas do CPNE 2024, onde se antevê uma luta cada vez mais forte com as outras equipas, bem como em algumas provas do FIA EcoRally CUP, onde defenderemos as cores do nosso país em competição com as melhoras equipas internacionais”.

Eneko Conde/Lukas Sergnese, em Kia EV6 GT

As duplas nacionais vão estrear nesta prova os KiaEV6 GT Line, com que disputarão todas as provas de 2024. Eneko Conde participará num Kia EV6 GT e Kalin Dedikov utilizará um Kia Niro EV.

O Oeiras Eco Rally pontua para o FIA Eco Rally CUP, para a Challenge Ibérica e para o Campeonato de Portugal de Novas Energias – PRIO.

Oeiras Eco Rally

O Oeiras Eco Rally foi, em 2018, a primeira prova portuguesa exclusiva para viaturas elétricas. Este ano terá um percurso com mais de 426 km, sendo 264 km em setores de regularidade.

O início será na manhã de dia 5 de abril, com a realização das verificações efetuadas no Lagoas Park Hotel. Ao final da tarde os concorrentes irão disputar duas classificativas em Sintra, regressando ao parque fechado depois das 23 horas.

A prova é organizada pelo Classic Clube de Portugal em parceria com a Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting, e conta com o apoio logístico e comparticipação financeira do Município de Oeiras no valor de €50.000.

No dia seguinte disputam-se de manhã 10 setores de regularidade, num percurso que levará os concorrentes até Palmela, onde será o intervalo de almoço. Na parte da tarde realizar-se-á um único setor de regularidade, numa etapa que trará os concorrentes de novo para o Lagoas Park.

Domingo de manhã será disputada a Street Stage na Marginal, com a estrada fechada ao trânsito, terminando o Rali com um almoço de entrega de prémios.

Artigo anteriorNescafé Dolce Gusto NEO: Reduzir Pegada Ambiental, chávena a chávena!
Próximo artigoBling Energy vai carregar veículos elétricos com energia limpa e por subscrição