Portugal não só foi um dos países europeus que se lançou primeiro nos Ralis de Regularidade com viaturas 100% elétricas, como é também um caso original por contar com a participação de duas etapas do seu Campeonato de Portugal de Novas Energias – Prio para a Bridgestone FIA ecoRally Cup, o campeonato do mundo da modalidade.

Apesar de os regulamentos internacionais apenas permitirem um evento por país, este ano, pelo facto de a região dos Açores ser considerada ultraperiférica, ao Oeiras Eco Rally (de 5 a 8 de abril) vai juntar-se o Azores Eco Rally (nos dias 26 a 28 de abril).

Para Carlos Ferraz, diretor de Mobilidade Elétrica da PRIO, o principal patrocinador do Campeonato de Portugal e ao qual atribui o naming, “o apoio a este tipo de eventos parte da preocupação que a Prio tem tido em informar a sociedade civil sobre o tema da mobilidade elétrica e em ajudar a desconstruir alguns mitos que existem em relação às energias alternativas”.

Caros Ferraz refere que, “com a associação a esta prova conseguimos levar até junto das pessoas conhecimento sobre a descarbonização e o potencial destes veículos, mostrando que, inclusive, estes podem participar em desafiantes provas de desporto motorizado”.

“Ajuda também a fazer crescer o mercado”, salienta a Prio

Para além disso – reforça o diretor de Mobilidade Elétrica da PRIO –, “aumentando a informação sobre as soluções do futuro da mobilidade, isso ajuda também a fazer crescer o mercado em que estamos interessados. Temos altas expetativas para o campeonato deste ano, que esperamos que vá ser muito renhido, como as disputadas alternâncias na liderança do campeonato de 2023 nos revelaram.”

Por sua vez, Paulo Almeida, presidente do Comité Organizador do Campeonato de Portugal de Novas Energias – PRIO, salienta que “para além de aumentarem a sensibilização e a consciencialização por parte da sociedade civil para a necessidade da transição energética na mobilidade, as nossas provas são também uma importante ferramenta de marketing, dado que configuram uma montra viva para as marcas que conseguem levar os automóveis junto do público, contribuindo para aquilo que hoje se faz apenas através de vendas digitais.”

Este ano, haverá ainda espaço para uma nova competição ibérica: o Eco Rally Challenge Iberia. Este é um troféu particular que se discutirá com a realização das quatro provas que se disputam em solo ibérico.

Para além de Oeiras e Açores, a edição de 2024 do Campeonato de Portugal de Novas Energias, contará ainda com mais cinco etapas: o Eco Rally Proença-a-Nova, nos dias 27 e 28 julho; o Gaia Eco Rally, nos dias 7e 8 setembro; o Eco Rally Madeira, nos dias 5 e 6 outubro; o Eco Rally Lisboa, nos dias 1 e 2 novembro; e o Eco Rally Alentejo Central, nos dias 16 e 17 novembro.

Oeiras, o pontapé de saída habitual

O Oeiras Eco Rally Portugal tem sido sistematicamente a primeira etapa do Campeonato de Portugal de Novas Energias – PRIO desde que começou esta que é a única competição nacional de regularidade automóvel disputada apenas com veículos puramente elétricos, de utilização comum e normalmente comercializados nos stands, sem quaisquer alterações adicionais nas suas especificações técnicas.

No arranque da época 2024, o Oeiras Eco Rally voltou a “dar o tiro de partida” do Campeonato, com as 35 viaturas elétricas que alinharam no início oriundas de nove países (Portugal, Espanha, França, Itália, Polónia, República Checa, Roménia, Bélgica, Bulgária) a chegarem neste domingo ao fim da prova, após 407 km percorridos, 251 km dos quais disputados em setores de regularidade.

Para o município de Oeiras este evento continua a ser de crucial valor para a consciencialização da importância em encontrar soluções sustentáveis e racionais para a descarbonização e transição energética.

Artigo anteriorHelexia apoia Leroy Merlin na certificação BREEAM de 13 lojas
Próximo artigoEUA vão financiar projetos de energias limpas no valor equivalente a impostos diretos em Portugal