O Banco Crédito Agrícola aderiu ao “Movimento Merece”, o Movimento Empresarial para a REciclagem de Cartões com Componentes Eletrónicos, promovido pela Contisystems.
O “Merece” visa dar uma nova vida aos cartões bancários inutilizados, minimizando o impacto climático e ecológico da produção de novos cartões.
Nesse âmbito possui três linhas de atuação principais: assegurar a correcta reciclagem de cartões bancários inutilizados; encaminhar os resíduos dos cartões para incorporar o fabrico de mobiliário urbano; e a plantação e manutenção, por cinco anos, de árvores para neutralizar a pegada de carbono associada à produção dos cartões.
A adesão ao “Movimento Merece” integra-se no âmbito do Plano de Transição Net Zero do Crédito Agrícola e do seu compromisso de reforçar o seu contributo para uma economia inclusiva, resiliente e de baixo carbono.
Com esta iniciativa, o Grupo Crédito Agrícola prevê contribuir anualmente para a recolha e correta reciclagem de 2.640 kg de resíduos de cartões bancários, que serão utilizados para fabricar mobiliário urbano. O Crédito Agrícola conta também contribuir para a plantação e respectiva manutenção de 2.640 árvores, o equivalente a uma área de 2,5 campos de futebol, com potencial de sequestrar 13.200 kg de carbono por cada ano de parceria.
O Crédito Agrícola destaca o facto de a adesão a este Movimento ter “um impacto a prazo relevante” no fomento de hábitos de sustentabilidade ecológicos, “com destaque para a importância da reciclagem e reutilização de materiais na redução das emissões de gases de efeito estufa e na conservação de recursos naturais”.
Segundo Pedro Conceição Silva, Diretor da Direção de Meios de Pagamento do CA, “a adesão ao Merece reflete o compromisso do banco com um propósito maior, alavancando os princípios-chave de uma economia mais circular na descarbonização e na utilização eficiente e inteligente de recursos e materiais, veículos fundamentais no combate à crise climática e na proteção da biodiversidade”.