A segunda prova desta época do Campeonato de Portugal de Novas Energias – Prio decorreu neste fim-de-semana, nos Açores, no Azores EcoRallye 2024. No meio do Atlântico, a vitória sorriu à dupla Guido Guerrini (Itália)/Artur Prusak (Polónia), em Kia e-Niro.

A equipa checa Michal Zdarsky/Jakub Nabelek (em Hyundai Kauai) foi a segunda da geral e o terceiro lugar do pódio da geral foi para Nuno Serrano/Alexandre Berardo (em Kia EV6 GT Line, da equipa Kia – ACP Electric – BP), a melhor dupla portuguesa na corrida açoriana.

No 4º lugar ficou Eduardo Carpinteiro Albino/José Carlos Figueiredo, da Kia – ACP Electric – BP.

O 5º lugar da classificação geral foi para Pedro Morais/Sílvia Coutinho (em Hyundai Ioniq 5) e o 6º posto foi para outra dupla portuguesa, Carlos Silva/Sancho Ramalho (BMW i3).

Classificação de regularidade

Guerrini/Prusak (739 pontos) venceram também a competição de regularidade, a contar para o Campeonato de Portugal, tendo os outros dois lugares do pódio na vertente da regularidade sido ocupados respetivamente por Nuno Serrano/Alexandre Berardo (780 pontos) e Michal Zdarsky/Jakub Nabelek (809 pontos).

Nuno Serrano/Alexandre Berardo (em Kia EV6 GT Line, da equipa Kia – ACP Electric – BP), a melhor dupla portuguesa na corrida de S. Miguel. Equipa apoiada pelo Welectric

Serrano e Berardo realizaram, aliás, uma prova muito consistente nas paisagens da ilha de São Miguel, repetindo em termos de regularidade o segundo lugar no Oeiras Eco Rally, a prova de estreia do Campeonato de Portugal de Novas Energias – Prio.

Fonte: organização do Azores Eco Rallye

o Azores Eco Rallye decorreu de 26 a 28 de abril em São Miguel, Açores.

Nesta segunda etapa do Campeonato voltaram a estar em foco os campeões nacionais. Depois de Eduardo Carpinteiro Albino/José Carlos Figueiredo terem estado quase a vencer em Oeiras, no início de abril, o Kia EV6 com o nº8 esteve, de novo, próximo do triunfo em terras açorianas. Mas a prova, que “estava nas mãos”, fugiu-lhes muito perto do final.

Eduardo Carpinteiro Albino/José Carlos Figueiredo lideraram a prova até ao último setor de regularidade, numa luta ao segundo com os líderes do campeonato internacional, mas um erro num cruzamento levou-os a que saíssem do primeiro lugar, que mantiveram a prova toda, e acabassem em quarto lugar. Na eficiência energética conseguiram o 3º lugar.

Eduardo Carpinteiro Albino explica a falha no cruzamento que o levou a sair da liderança da prova açoriana.
Fora de estrada, a equipa Kia – ACP Electric – BP, aproveitou para plantar uma árvore na ilha de S. Miguel.

Classificação por eficiência energética e por equipas

Na componente de eficiência energética venceu a equipa Carlos Silva e Sancho Ramalho, em BMW i3.

Na classificação coletiva, as duas equipas Kia – ACP Electric – BP foram as melhores duplas nacionais ao ocuparem os 3º e 4º lugares finais (2º e 4º na classificação da regularidade).

Esta prestação nos Açores fez com que os veículos do KIA – ACP Electric – BP, que contam com o apoio do Welectric, tenha repetido a vitória de Oeiras, reforçando a liderança no campeonato nacional desta temporada 2024.

As duas duplas portuguesas da equipa Kia – ACP Electric – BP

“Há muito tempo que esperava por este ‘banho alcoólico'”

Do lado do vencedor, o italiano Guido Guerrini estava radiante: “Há muito tempo que esperava por este ‘banho alcoólico’ e estou muito feliz pelo facto de Artur Prusak e eu o termos sofrido às mãos de duas equipas fortes, competitivas e desportivas [checa e portuguesa]. Vencer nos Açores foi um verdadeiro aperitivo do Dakar 2025. Estradas de terra, pedras, subidas e descidas complicadas e um exército de vacas prontas a invadir a estrada”.

O ‘banho alcoólico’ que Guido Guerrini/Artur Prusak há muito desejavam

Os participantes disputaram também uma “Street Stage”, extra-campeonato, na marginal de Ponta Delgada, que foi ganha pela dupla Pedro Morais/Silvia Coutinho, seguidos de Nuno Serrano/Alexandre Berardo, tendo o terceiro lugar sido alcançado por Michal Zdarsky/Jakub Nabelek. Pelo facto de terem conseguido o 2º lugar na “street stage”, Serrano/Berardo amealharam mais 2 pontos para o campeonato português.

Uma nota final que deu um diferente colorido à prova foi o facto de os veículos terem-se cruzado nas estradas com tratores e vacas. E houve mesmo uma especial a ser anulada porque as vacas interromperam a prova a vários concorrentes! Com o oceano ali ao pé, é caso para dizer que este foi mesmo um rali rodeado de natureza!

ECO RALLY DE PROENÇA-A-NOVA é a próxima prova do Campeonato de Portugal de Novas Energias PRIO. será a 27 e 28 de julho.

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