Com o novo Mercedes-Benz G 580 com tecnologia EQ (consumo de energia em ciclo combinado: 30.3-27.7 kWh/100 km | emissões de CO₂ em ciclo combinado: 0 g/km | classe de emissões de CO₂: A), a Mercedes-Benz apresenta a primeira variante totalmente elétrica do seu ícone do todo-o-terreno. Simboliza a fusão da tradição e do progresso como nenhum outro. O novo Classe G elétrico mantém-se fiel ao carácter do modelo, conservando a sua silhueta angular, incluindo todos os elementos icónicos. Tal como as variantes com motor convencional, a sua carroçaria é construída sobre um chassis de longarinas. A equipa de desenvolvimento modificou e reforçou esta estrutura para integrar a cadeia cinemática elétrica. Também foi mantida a combinação da suspensão dianteira com triângulos duplos sobrepostos e o eixo traseiro rígido recentemente desenvolvido. A bateria de iões de lítio de alta tensão integrada no chassis assegura um centro de gravidade baixo. Com a sua capacidade útil de 116 kWh, fornece energia suficiente para uma autonomia de até 468 km de acordo com o WLTP.

O novo Mercedes-Benz Classe G elétrico estabelece novas referências na condução fora de estrada

Os quatro motores elétricos, controlados individualmente e localizados junto às rodas, desenvolvem uma potência total máxima de 587 cv. Juntamente com a caixa de redutoras LOW RANGE selecionável, possibilitam características de condução únicas e funções exclusivas. Isto permite à função G-TURN virar o veículo quase de imediato em piso solto ou não pavimentado. A função G-STEERING pode proporcionar um diâmetro de viragem significativamente mais pequeno quando se conduz fora de estrada. A função inteligente OFFROAD de três relações é como um controlo da velocidade de cruzeiro para todo-o-terreno – mantendo uma propulsão ótima enquanto o condutor se concentra na navegação do terreno.

Tal como as variantes testadas e comprovadas, o novo Mercedes-Benz G 580 com tecnologia EQ tem uma capacidade de inclinação longitudinal de até 100% em superfícies adequadas. O modelo mantém-se estável em inclinações laterais de até 35 graus. Com uma altura máxima de passagem a vau de 850 milímetros, o Classe G elétrico supera em 150 milímetros o desempenho dos seus homólogos com motor convencional. A caixa de redutoras LOW RANGE aumenta o binário às rodas com uma relação de redução especial. O novo modelo gera virtualmente a função dos bloqueios de diferencial convencionais utilizando a vectorização inteligente do binário. A função G-ROAR acrescenta uma experiência sonora exclusiva ao novo Classe G elétrico. Além de um som de condução característico e específico do Classe G, inclui uma variedade de outros sons.

O novo G 580 com tecnologia EQ segue a tradição do icónico design

O novo Classe G elétrico é imediatamente reconhecido como membro da família de modelos da Mercedes-Benz. O exterior ganha um aspeto elétrico marcante com uma grelha frontal opcional com painel preto. Uma série de características distintivas distinguem a variante totalmente elétrica dos modelos com propulsão convencional. Estas incluem um capot ligeiramente elevado e as designadas entradas de ar nas extensões dos guarda-lamas traseiros, bem como a caixa de design na traseira. Em combinação com o novo revestimento do pilar A e um spoiler no tejadilho, contribuem para uma melhor aerodinâmica.

Equipamento de série alargado, equipamentos adicionais e uma experiência de todo-o-terreno digital

O novo Mercedes-Benz G 580 com tecnologia EQ está equipado de série com o sistema de informação e de entretenimento MBUX (Mercedes-Benz User Experience), um volante multifunções revestido em pele napa e iluminação ambiente. Os equipamentos opcionais incluem o KEYLESS-GO, suportes de bebidas com controlo de temperatura, o sistema de som surround Burmester 3D e o “capot transparente”. A unidade de controlo off-road redesenhada e o novo OFFROAD COCKPIT estão disponíveis como opção para melhorar a experiência de todo-o-terreno com funções digitais adicionais. O EDITION ONE, um modelo de edição limitada com um conjunto alargado de equipamentos de série e elementos de design exclusivos, está disponível no lançamento.

O novo Mercedes-Benz G 580 com tecnologia EQ está disponível no lançamento de mercado a partir de 147 450 euros. Os preços do EDITION ONE começam a partir de 199 050 euros.

A cadeia cinemática elétrica

Com quatro motores elétricos controlados individualmente junto às rodas, o novo Classe G elétrico proporciona características de condução únicas quer em estrada quer fora de estrada. É o primeiro veículo produzido em série da Mercedes-Benz com propulsão individual para cada roda. Os quatro motores elétricos estão integrados no chassis de longarinas – dois em cada alojamento nos eixos dianteiro e traseiro. O binário máximo total é de 1164 Nm. Em cooperação com o ESP e o controlo central da cadeia cinemática (CPC), o binário é sempre fornecido exatamente onde o novo Classe G elétrico necessita de tração.

Com o seu conceito inovador de cadeia cinemática, o novo Mercedes-Benz G 580 com tecnologia EQ acelera dos 0 aos 100 km/h em 4,7 segundos. A velocidade máxima está limitada eletronicamente a 180 km/h. Uma vez que os motores elétricos podem fornecer o seu binário máximo com o veículo na condição de parado, o todo-o-terreno elétrico destaca-se pela sua enorme força de tração e excecional capacidade de controlo. Isto revela-se vantajoso tanto em inclinações acentuadas como em pisos soltos.

Virtual em vez de mecânico: os bloqueios de diferencial

O novo Classe G elétrico utiliza a vectorização do binário para gerar bloqueios virtuais do diferencial. Esta tecnologia torna possível medir com precisão o binário em cada roda individual. Como o aumento do binário é fornecido exatamente onde é necessário em frações de segundo, o novo Classe G elétrico mantém uma trajetória regular e confiante em subidas e descidas, mesmo nos terrenos mais difíceis.

Os bloqueios virtuais do diferencial permitem uma distribuição totalmente variável do binário de tração entre as rodas individuais. O resultado é a máxima tração com a máxima flexibilidade sem distorção nas curvas. Assim, o novo Classe G elétrico mantém-se sempre ágil e manobrável, mesmo quando o bloqueio do diferencial virtual está ativo. Não há necessidade de acionar manualmente os bloqueios do diferencial através de interruptores na unidade de controlo de todo-o-terreno. O controlo é totalmente automático. Isto torna-o ainda mais fácil de utilizar e aumenta a segurança de condução, mesmo em condições difíceis.

No novo Classe G elétrico, uma bateria de iões de lítio de dois níveis com 216 células está instalada em doze módulos de células entre três níveis de arrefecimento. A bateria está integrada no chassis de longarinas fabricado em perfis de aço de até quatro milímetros de espessura de parede. Isto assegura um baixo centro de gravidade e torna todo o veículo significativamente mais rígido. Para protegê-la contra a infiltração de água e de impurezas, a bateria está alojada numa proteção resistente à torção. Isto significa que o novo Classe G elétrico também está idealmente equipado para missões ambiciosas em todo-o-terreno. A capacidade útil da bateria é de 116 kWh. Desta forma, o novo Mercedes-Benz G 580 com tecnologia EQ tem capacidade de armazenamento de energia para uma autonomia de até 468 km de acordo com o procedimento WLTP.

Os componentes e funções de carregamento

O novo Classe G elétrico pode ser carregado tanto com corrente alternada como com corrente contínua. Ao carregar com corrente alternada, por exemplo numa wallbox, o carregador de bordo converte a corrente elétrica no veículo. Tem uma potência máxima de carregamento de 11 kW. Para o carregamento rápido de corrente contínua, está instalado um sistema de carregamento rápido de corrente contínua com uma potência de carregamento de até 200 kW. Neste caso, o tempo de carregamento desde um estado de carga de 10 até 80 % é de cerca de 32 minutos.

O novo Classe G elétrico dispõe de três programas de carregamento – “Standard”, “Work” ou “Home”. Os utilizadores podem definir parâmetros como a hora da partida, o controlo da climatização e o nível máximo de carregamento. Os programas de carregamento “Home” e “Work” podem ser ativados com base no local. São ligados automaticamente assim que o veículo seja estacionado num local de carregamento armazenado. Os utilizadores são informados deste facto no MBUX.

Recuperação de energia durante a viagem, em desaceleração e travagem

O sistema de recuperação de energia do novo Classe G elétrico oferece outra forma de gerar energia. Converte a energia cinética do veículo em energia elétrica durante a desaceleração e a travagem. Dependendo do nível de recuperação selecionado, os motores elétricos funcionam como geradores e carregam a bateria de alta tensão durante a condução. A recuperação em desaceleração começa assim que o condutor retira o pé do pedal do acelerador na posição “D” ou “R” da transmissão.

Suspensão e transmissão

O novo Classe G elétrico traz as qualidades todo-o-terreno do Classe G para a era da mobilidade elétrica. Em alguns aspetos, a versão elétrica supera mesmo os modelos com motor de combustão – por exemplo, na altura de passagem a vau. O chassis de longarinas foi modificado e reforçado para o modelo elétrico, mantendo a combinação de suspensão dianteira independente de duplo triângulo e eixo traseiro rígido. O eixo traseiro é um projeto da De Dion e foi completamente redesenhado. Os motores elétricos são fixados ao chassis de longarinas e ligados às rodas através de semieixos com duas juntas universais. A vantagem deste sistema é que o ângulo de sopé não se altera durante a compressão. Os semieixos de duas juntas universais transmitem a propulsão e incorporam juntas deslizantes para igualar o comprimento. As seguintes características de todo-o-terreno falam por si:

  • Até 100 % de capacidade de subida
  • Distância ao solo entre os eixos de pelo menos 250 mm
  • Altura máxima de passagem a vau de 850 mm
  • Condução estável em inclinações laterais de até 35° 
  • Ângulo de aproximação de 32° e ângulo de saída de 30,7°
  • Ângulo ventral de 20,3°

O novo Classe G elétrico está equipado de série com o mesmo amortecimento adaptativo ajustável utilizado nas variantes com motor de combustão. Os amortecedores ativos compensam o piso irregular ainda melhor do que os amortecedores passivos. Isto assegura uma confiança ainda superior em condução fora de estrada. Com estabilização dos movimentos transversais e longitudinais da carroçaria, o sistema regula continuamente as características do amortecimento em função da situação de condução e reduz os movimentos da carroçaria. Os componentes do sistema de amortecimento adaptativo ajustável são concebidos para suportar condições extremas, como água corrente, passagem a vau, projeção de gravilha e lama.

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