
Nos dias 2 e 3 de maio realiza-se o primeiro hackathon para estudantes universitários promovido pela Sociedade Ponto Verde (SPV) em parceria com a Nova School of Business and Economics (Nova SBE). Pretende-se que seja uma jornada transformadora que pense o futuro da Reciclagem de embalagens, através de casos reais e num incentivo para que haja mais e melhor recolha seletiva destes resíduos em Portugal, apoiando o país a cumprir as metas nacionais.
Esta maratona de inovação, que vai decorrer sob o tema Hacking Packaging Waste, tem por base a estratégia da SPV e o trabalho que desenvolve através do Ponto Verde Lab, estimulando a criatividade e o trabalho colaborativo entre os participantes. O Ponto Verde LAB é o projeto da Sociedade Ponto Verde que pretende trazer ao Sistema Integrado de Gestão de Resíduos de Embalagens (SIGRE) inovação nas ideias, processos, mecanismos e resultados.
É em ambiente imersivo e dinâmico que 30 jovens, agrupados em equipas multidisciplinares, vão propor-se a desenvolver soluções práticas e eficazes, assentes nas boas práticas de Sustentabilidade, em resposta a necessidades concretas identificadas pela SPV, nomeadamente no ecodesign de embalagens e em medidas de prevenção na gestão de resíduos.
O evento será presencial e irá decorrer, durante os 2 dias no campus da Nova SBE, uma oportunidade para que os jovens possam causar impacto e abrir caminho para um futuro mais sustentável, fortalecendo, ao mesmo tempo, o networking entre todos os participantes.
A Sociedade Ponto Verde (SPV) tem como missão contribuir para a promoção da Economia Circular através do Sistema Integrado de Gestão de Resíduos de Embalagens (SIGRE) assente num forte compromisso com a Inovação e I&D, a Literacia Ambiental e a Cidadania Ativa.