Em parceria com os SIMAR (Serviços Intermunicipalizados de Águas e Resíduos de Loures e Odivelas), o Electrão vai passar a recolher eletrodomésticos, porta a porta, em todas as freguesias dos concelhos de Loures e Odivelas.

Este serviço, totalmente gratuito, chegou a Loures e Odivelas em março de 2023, mas estava disponível apenas em quatro freguesias dos dois concelhos.

As recolhas são gratuitas e podem ser agendadas através do telefone nº 800 262 333.

Agora, passa a abranger as 14 freguesias dos dois concelhos, 10 do município de Loures (Bucelas; Fanhões; Loures; Lousa; Camarate, Unhos e Apelação; Moscavide e Portela; Sacavém e Prior Velho; Santa Iria de Azóia, São João da Talha e Bobadela; Santo Antão do Tojal e São Julião do Tojal; Santo António dos Cavaleiros e Frielas) e quatro freguesias do município de Odivelas (Odivelas, Pontinha e Famões; Póvoa de Santo Adrião e Olival Basto; Ramada e Caneças).

No espaço de um ano, entre março de 2023 e março de 2024, foram recolhidas porta a porta, nos dois concelhos, 59 toneladas de equipamentos elétricos usados, o que equivale a cerca de 1700 eletrodomésticos, que foram encaminhados para reciclagem.

Facilitar a vida ao cidadão

A equipa de recolha do projeto porta a porta assegura a movimentação do equipamento entre a casa, arrecadação ou garagem, até ao veículo de transporte, e assegura depois o correto encaminhamento para reciclagem.

No âmbito do projeto são também sinalizados equipamentos que ainda estão a funcionar e que são, posteriormente, entregues a instituições promovendo a reutilização e aliando-a a uma causa social.

O serviço é requisitado pelos munícipes para a recolha de eletrodomésticos volumosos, mas a iniciativa apela também à entrega de outros equipamentos elétricos fora de uso de pequenas dimensões, normalmente esquecidos nas gavetas, como telemóveis, lâmpadas e ainda pilhas usadas.

“Com esta iniciativa pretendemos dar a possibilidade ao cidadão de encaminhar para reciclagem os grandes eletrodomésticos avariados ou fora de uso de forma cómoda e gratuita”, destaca o Diretor-Geral do Electrão, Ricardo Furtado, que sublinha ainda que “os municípios são peças chave para que Portugal possa alcançar as ambiciosas metas de reciclagem definidas por Bruxelas”.

“A preocupação com o meio ambiente está sempre presente em todas as nossas ações. A reciclagem de materiais eletrónicos e elétricos é essencial à manutenção de um meio ambiente estável e equilibrado”, refere Edgar Valles, Presidente do Conselho de Administração dos SIMAR de Loures e Odivelas. “Queremos, com este projeto, facilitar a vida aos nossos clientes e contribuir para alcançar as metas estabelecidas pela União Europeia para a matéria em questão”, acrescenta.

Artigo anteriorEVlink Pro DC 180kW promove a eletrificação dos edifícios, parques de estacionamento e frotas
Próximo artigoOs consumos insustentáveis de água quando há escassez