Nos últimos anos, a influência dos desreguladores endócrinos no sistema hormonal tornou-se um assunto de preocupação crescente, com a profusão de químicos. Estes desreguladores encontram-se habitualmente em produtos usados no dia-a-dia, incluindo aqueles que são frequentemente utilizados pelas mulheres, um grupo particularmente vulnerável ao impacto destas substâncias químicas perigosas, aumentando silenciosamente o risco de doenças relacionadas com o estilo de vida, como a obesidade, a infertilidade e o cancro. A associação ambientalista Zero refere que há uma aplicação, a App CheckED, que permite identificar onde se esconde esta ameaça silenciosa para o sistema hormonal.

Com apenas alguns cliques, a App CheckED calcula a exposição individual de cada um a estas substâncias nocivas no seu dia-a-dia, permitindo-lhe assumir o controlo da sua saúde e proteger os que lhe são mais próximos. Desenvolvida por uma equipa de cientistas, a aplicação aproveita o poder das bases de dados científicas e dos algoritmos avançados para permitir uma avaliação rápida do grau de exposição a estas substâncias, apresentando sugestões práticas e acessíveis sobre como o reduzir.

A aplicação CheckED, nasceu no contexto do projeto INTERREG NonHazCity-2 e foi desenvolvida no âmbito dos projetos europeus NonHazCity-3 e LIFEChemBee, que visam reduzir a exposição das pessoas a substâncias perigosas.

O projeto LIFE ChemBee – eco-embaixadores para a Europa é financiado pelo Programa LIFE da UE e visa: informar e capacitar os cidadãos europeus sobre a presença de substâncias perigosas nos bens que usam no seu dia-a-dia, na sua casa, no seu local de trabalho ou de lazer e sobre como podem reduzir os impactos daí resultantes na sua saúde e no ambiente. Em paralelo, visa promover a mudança de práticas de consumo e uso de produtos no quotidiano, de forma a contribuir para os objetivos de um ambiente não-tóxico e do Pacto Ecológico Europeu. Pode ser consultada mais informação sobre o projeto LIFE ChemBee neste link.

O que são os desreguladores endócrinos?

Os desreguladores endócrinos (DEs) são substâncias químicas que podem afetar o nosso sistema hormonal (endócrino). Trata-se de substâncias que podem afetar o sistema endócrino, uma rede complexa que regula as hormonas.

Podem imitar as hormonas naturais ou interferir com a sua produção ou funcionamento, provocando desequilíbrios no organismo e interferindo com muitas funções vitais. As suas características suscitam preocupação devido à sua omnipresença e aos potenciais impactos a longo prazo na saúde humana e no ambiente.

Porque são as mulheres mais vulneráveis?

“Os corpos das mulheres, com todas as suas incríveis complexidades hormonais durante a menstruação, a gravidez e a menopausa, podem ser mais sensíveis a estes químicos. Sabemos agora que a exposição aos desreguladores endócrinos pode ter consequências graves que se manifestam de várias formas. Afeta não só a saúde reprodutiva, os ciclos menstruais e a fertilidade, mas também conduz a perturbações no metabolismo e aumenta o risco de certos tipos de cancro, como o cancro da mama ou dos ovários”, aponta a associação Zero.

Porquê associar este lançamento ao Dia da Mãe?

“Para além da vulnerabilidade inerente à mulher e ao seu ciclo de vida, o facto é que estas tendem a ser responsáveis por muitas das decisões que são tomadas no seio dos agregados familiares no dia-a-dia em termos dos produtos que são usados, os alimentos que são consumidos e têm um papel muito relevante em todas as escolhas de consumo”, justifica a Zero.

A App CheckED pretende ser uma ferramenta que facilita a tomada de consciência para algumas práticas que podem estar a aumentar a exposição de cada mulher, mas também do seu agregado familiar, a substâncias que interferem com o sistema hormonal.  Procura-se, assim, identificar e fornecer ferramentas e dicas simples sobre como reduzir essa exposição.

Ainda que seja divulgada no dia da mãe, esta aplicação web é útil para todos, pois permite que cada utilizador faça uma avaliação da sua exposição, seja homem ou mulher.

Onde pode encontrar mais informação sobre a CheckED?

A aplicação está disponível na internet, em diferentes línguas. A versão em português pode ser encontrada neste link: https://check-ed.eu/pt/

Artigo anteriorJornalistas que escrevem sobre ambiente sob ameaça
Próximo artigoFim das portagens nas ex-SCUT penaliza a ferrovia