A Ayvens, empresa que nasceu da aquisição da LeasePlan pela ALD Automotive, lançou a 5.ª edição do estudo Mobilidade, elaborado pela sua equipa de consultoria em Portugal, no qual analisou a competitividade dos automóveis elétricos, tendo em conta o seu custo geral de utilização.
Ricardo Silva, Diretor Comercial da Ayvens em Portugal refere que “o mercado dos veículos elétricos está em expansão em toda a Europa, impulsionado pelo aumento das vendas, devido à maior oferta das marcas automóveis e das normas de CO2 da União Europeia. O survey realizado aos nossos clientes no âmbito deste estudo reforçou também que o crescimento dos VE não é uma moda passageira, mas sim uma tendência que veio para ficar – mais de 50% dos nossos clientes já estão em transição para a mobilidade elétrica.”
Este relatório refere que os veículos elétricos surgem como a escolha mais competitiva em todos os 8 segmentos de veículos de passageiros analisados, estabelecendo um ponto de viragem ao liderar não apenas em termos de desempenho, como também em termos de custos totais de utilização (TCO – Total Cost of Ownership).
Nesta análise foram considerados diversos fatores, como os valores de aquisição do veículo, os gastos com combustível/carregamento, a tributação aplicada à utilização do veículo, entre outros.
Relativamente à análise feita aos custos totais de utilização, a Ayvens retirou as seguintes conclusões:
O estudo refletiu ainda a importância da renovação das frotas na vida das empresas, que estão cada vez mais conscientes do impacto da sua pegada ecológica, de acordo com a análise, vendo “no renting um serviço que lhes permite acesso a veículos de última geração, naturalmente, menos poluentes”.
“No mercado de renting é notável o aumento do interesse das empresas na transição para a mobilidade elétrica, impulsionado não apenas pelos benefícios fiscais, mas também pelos compromissos corporativos de sustentabilidade. Em 2023, observou-se um crescimento de 297% nos veículos elétricos puros, reafirmando o papel das empresas na promoção da mobilidade elétrica. Esses números refletem um avanço significativo das motorizações elétricas em geral”, aponta a Ayvens.
- De acordo com um cabaz de mais de 100 veículos distribuídos por 5 segmentos, de junho de 2022 a dezembro de 2023, os TCO das frotas em geral aumentaram em média 30%. A componente que mais contribui para este resultado são as taxas de juro, que representam mais de um terço deste agravamento.
- Na quilometragem de referência para as frotas (30 mil quilómetros por ano), os veículos elétricos são a propulsão mais competitiva em todos os 8 segmentos de veículos de passageiros. O único segmento sem mancha de eletrificados é dos veículos ligeiros comerciais.
- Analisando exclusivamente os veículos de passageiros, a mancha de 100% elétricos preenche 88% da matriz (versus 82% do ano passado), conquistando mais espaço aos veículos híbridos plug-in, que se limitam por uma quota de 7%, ficando os 5% de sobra para a gasolina.
- As propulsões a combustão apenas permanecem como opção mais competitiva em 18% do total dos perfis de utilização das frotas. Os 3 perfis de utilização onde a gasolina ainda se justifica limitam-se ao segmento Utilitário SUV nos 10 mil quilómetros ano. Tal como no ano passado, o Diesel vê a sua competitividade limitada ao segmento dos veículos comerciais ligeiros, onde o efeito da fiscalidade é nulo.
- O “alívio” fiscal em sede de IRC traduzido na redução das taxas de tributação autónoma para veículos de passageiros a combustão não refletiu um acréscimo de competitividade destas motorizações.
“O ano passado ficará registado com o ano em que os veículos elétricos 100% elétricos se tornaram na segunda motorização preferida dos portugueses, a seguir aos veículos de gasolina”, comenta a empresa.
De 2022 para 2023, os veículos 100% elétricos duplicaram as vendas em Portugal, terminando o ano com uma quota de 18,3% das vendas. No mesmo período, a Ayvens quadruplicou as vendas dos 100% elétricos: um em cada quatro veículos vendidos pela Ayvens em 2023 era 100% elétrico. Esta aceleração da quota da motorização resulta já em 8% da frota circulante movida exclusivamente por eletricidade (o equivalente a um em cada dez veículos, se tivermos em conta apenas veículos de passageiros).
Os PHEV registaram um crescimento de 67% de 2022 para 2023, o que compara com um crescimento de 76% na Ayvens para esta mesma motorização.
Quase 50% das encomendas em carteira da Ayvens de veículos de passageiros são eletrificados (24% de BEV e 26% de PHEV), o que significa que um em cada dois veículos deste universo pode andar exclusivamente com recursos a baterias.