A Ayvens, empresa que nasceu da aquisição da LeasePlan pela ALD Automotive, lançou a 5.ª edição do estudo Mobilidade, elaborado pela sua equipa de consultoria em Portugal, no qual analisou a competitividade dos automóveis elétricos, tendo em conta o seu custo geral de utilização.

Ricardo Silva, Diretor Comercial da Ayvens em Portugal refere que “o mercado dos veículos elétricos está em expansão em toda a Europa, impulsionado pelo aumento das vendas, devido à maior oferta das marcas automóveis e das normas de CO2 da União Europeia. O survey realizado aos nossos clientes no âmbito deste estudo reforçou também que o crescimento dos VE não é uma moda passageira, mas sim uma tendência que veio para ficar – mais de 50% dos nossos clientes já estão em transição para a mobilidade elétrica.”

Este relatório refere que os veículos elétricos surgem como a escolha mais competitiva em todos os 8 segmentos de veículos de passageiros analisados, estabelecendo um ponto de viragem ao liderar não apenas em termos de desempenho, como também em termos de custos totais de utilização (TCO – Total Cost of Ownership).

Nesta análise foram considerados diversos fatores, como os valores de aquisição do veículo, os gastos com combustível/carregamento, a tributação aplicada à utilização do veículo, entre outros.

Relativamente à análise feita aos custos totais de utilização, a Ayvens retirou as seguintes conclusões:

O estudo refletiu ainda a importância da renovação das frotas na vida das empresas, que estão cada vez mais conscientes do impacto da sua pegada ecológica, de acordo com a análise, vendo “no renting um serviço que lhes permite acesso a veículos de última geração, naturalmente, menos poluentes”.

“No mercado de renting é notável o aumento do interesse das empresas na transição para a mobilidade elétrica, impulsionado não apenas pelos benefícios fiscais, mas também pelos compromissos corporativos de sustentabilidade. Em 2023, observou-se um crescimento de 297% nos veículos elétricos puros, reafirmando o papel das empresas na promoção da mobilidade elétrica. Esses números refletem um avanço significativo das motorizações elétricas em geral”, aponta a Ayvens.

  1. De acordo com um cabaz de mais de 100 veículos distribuídos por 5 segmentos, de junho de 2022 a dezembro de 2023, os TCO das frotas em geral aumentaram em média 30%. A componente que mais contribui para este resultado são as taxas de juro, que representam mais de um terço deste agravamento.
  2. Na quilometragem de referência para as frotas (30 mil quilómetros por ano), os veículos elétricos são a propulsão mais competitiva em todos os 8 segmentos de veículos de passageiros. O único segmento sem mancha de eletrificados é dos veículos ligeiros comerciais.
  3. Analisando exclusivamente os veículos de passageiros, a mancha de 100% elétricos preenche 88% da matriz (versus 82% do ano passado), conquistando mais espaço aos veículos híbridos plug-in, que se limitam por uma quota de 7%, ficando os 5% de sobra para a gasolina.
  4. As propulsões a combustão apenas permanecem como opção mais competitiva em 18% do total dos perfis de utilização das frotas. Os 3 perfis de utilização onde a gasolina ainda se justifica limitam-se ao segmento Utilitário SUV nos 10 mil quilómetros ano. Tal como no ano passado, o Diesel vê a sua competitividade limitada ao segmento dos veículos comerciais ligeiros, onde o efeito da fiscalidade é nulo.
  5. O “alívio” fiscal em sede de IRC traduzido na redução das taxas de tributação autónoma para veículos de passageiros a combustão não refletiu um acréscimo de competitividade destas motorizações.

“O ano passado ficará registado com o ano em que os veículos elétricos 100% elétricos se tornaram na segunda motorização preferida dos portugueses, a seguir aos veículos de gasolina”, comenta a empresa.

De 2022 para 2023, os veículos 100% elétricos duplicaram as vendas em Portugal, terminando o ano com uma quota de 18,3% das vendas. No mesmo período, a Ayvens quadruplicou as vendas dos 100% elétricos: um em cada quatro veículos vendidos pela Ayvens em 2023 era 100% elétrico. Esta aceleração da quota da motorização resulta já em 8% da frota circulante movida exclusivamente por eletricidade (o equivalente a um em cada dez veículos, se tivermos em conta apenas veículos de passageiros).

Os PHEV registaram um crescimento de 67% de 2022 para 2023, o que compara com um crescimento de 76% na Ayvens para esta mesma motorização.

Quase 50% das encomendas em carteira da Ayvens de veículos de passageiros são eletrificados (24% de BEV e 26% de PHEV), o que significa que um em cada dois veículos deste universo pode andar exclusivamente com recursos a baterias.

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