Os vencedores da 3.ª edição do Prémio Cidades e Territórios do Futuro foram anunciados esta terça-feira, no 33.º Digital Business Congress, da APDC – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações.
O Prémio Cidades e Territórios do Futuro, da APDC – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações, visa distinguir projetos e soluções pioneiras, de base tecnológica, que tornem as cidades e os territórios espaços mais habitáveis, sustentáveis e economicamente viáveis.
Todos os projetos, ideias e estratégias candidatos ao Prémio ‘Cidades e Territórios do Futuro’ são sustentados por inovações tecnológicas que promovem a otimização dos recursos e um planeamento, entrega e controlo dos serviços urbanos mais inovador e eficaz, por forma a potenciar a sustentabilidade da economia, da sociedade e do ambiente.
Os vencedores desta edição do Prémio Cidades e Territórios do Futuro são:
Categoria ‘Saúde e Bem-estar’
– KINDOLOGY – Be Kind To All Kinds – É uma empresa de impacto social que visa a democratização dos cuidados de saúde mental (consultas de psicologia) através de um modelo “Robin Hood”. Quem pode pagar por uma consulta, ou pelos produtos de merchandising, vai ajudar a financiar as consultas de quem não pode pagar.
Promotor: Kindology (Susana Coerver)
Categorias ‘Igualdade e Inclusão’
Carta Social de Cascais – A Carta Social de Cascais é uma plataforma digital interativa de informação ao cidadão sobre os equipamentos e as respostas sociais da rede pública, solidária e privada lucrativa em funcionamento (e legalmente reconhecidas), disponíveis no concelho de Cascais. Este instrumento informativo funciona ainda como diagnóstico dos recursos sociais e de suporte à tomada de decisão política relativamente ao planeamento da rede de equipamentos e serviços sociais no município. A plataforma serve tanto cidadãos como profissionais e decisores, ao fornecer informações para apoio à tomada de decisão.
Promotor: Câmara Municipal de Cascais (promotor da iniciativa) e Quidgest (fornecedor tecnológico)
Menção honrosa: Academia Digital para Pais – É uma iniciativa da E-Redes e da Direção-Geral da Educação (DGE) para dar formação digital a pais e encarregados de educação. O projeto oferece cursos gratuitos sobre diversos temas relevantes para a era digital. O projeto está disponível em todas as escolas do país e as formações podem ser presenciais ou online. Os cursos são gratuitos e ministrados por formadores especializados e os pais podem escolher os cursos que mais lhes interessam. O objetivo é capacitar os pais para apoiarem os filhos nas suas atividades digitais; promover a utilização segura e responsável da internet; sensibilizar para a gestão sustentável dos recursos e preparar os pais para os desafios da era digital.
Promotor: E-REDES, Distribuição de Eletricidade, S.A. e Direção-Geral da Educação
Categoria ‘Mobilidade e Logística’
– APP E PLATAFORMA EVIO – A EVIO desenvolveu uma plataforma para o ecossistema de carregamento de veículos elétricos (VEs), abrangendo utilizadores, gestores de frotas e operadores de infraestrutura. A EVIO oferece acesso a postos de carregamento em Portugal e internacionais, proporcionando uma experiência integrada aos utilizadores em diversos locais. Com foco na mobilidade elétrica, a EVIO utiliza tecnologias avançadas para superar desafios na expansão das infraestruturas de carregamento. Diferenciando-se por serviços inovadores e agnosticismo em hardware, a EVIO foi reconhecida pelo seu potencial disruptivo e compromisso com a mobilidade elétrica sustentável. A sua oferta abrange a gestão inteligente de carregamentos, frotas e integração de energias renováveis, destacando-se como líder em soluções para a mobilidade sustentável.
Promotor: EVIO – Electrical Mobility
Menção honrosa: Automatizar o Mapeamento de Acessibilidades Urbanas com IA – O objetivo deste projeto é desenvolver uma plataforma de inteligência artificial (IA) para automatizar a deteção de características de acessibilidade nos espaços urbanos, especialmente focada no atravessamento da faixa de rodagem entre passeios e na presença de obstáculos que nele interfiram. Permitirá uma maior eficiência na deteção de problemas de acessibilidade nas cidades; a possibilidade de análise de grandes áreas urbanas e a disponibilização de informação de forma automática e gratuita.
Promotor: Fundação Fernando Pessoa | Universidade Fernando Pessoa
Categoria ‘Qualificações’
– Mapa de Emprego de Lisboa –É uma ferramenta interativa, que resulta das mais recentes tecnologias de inteligência artificial e big data, que analisa e disponibiliza (em tempo real) ofertas de emprego no concelho e apresenta as profissões com mais ofertas de emprego e competências mais procuradas por profissão, e por região, bem como as formações existentes para as profissões, assim como a sua evolução no tempo.
Promotor: Câmara Municipal de Lisboa | Direção Municipal de Economia e Inovação – Iniciativa Future of Work e Associação Better Future
Categoria ‘Relacionamento com o Cidadão e Participação’
– ANDA Conhecer Portugal – A Movijovem, em parceria com a CP – Comboios de Portugal, desenvolveu um programa que dá aos jovens, que tenham terminado o 12º ano, a oportunidade de conhecer a diversidade cultural e o património histórico e natural do seu país, através das Pousadas de Juventude e dos Comboios de Portugal, enriquecendo as experiências de viagem e de lazer.
Através do ANDA, os jovens podem viajar durante 7 dias com viagens de comboio ilimitadas e dormir 6 noites na rede de Pousadas de Juventude (com um mínimo de 2 noites por Pousada). Tudo de forma gratuita, para garantir que esta seja uma ação que abranja todos os jovens que terminem o ensino secundário, mitigando as barreiras socioeconómicas e promovendo a mobilidade, o turismo juvenil e a coesão territorial.
Promotor: Movijovem – CIPRL e CP – Comboios de Portugal
Menção honrosa: ACADEMIA PRÓXIMA GERAÇÃO – A Academia Próxima Geração procura revitalizar a democracia em Portugal procurando aumentar a participação cívica dos jovens, capacitando-os para a ação. O projeto aborda o problema de jovens interessados, mas sem capacidade de agir, demonstrando que os jovens portugueses estão distantes das formas tradicionais de participação cívica.
Promotores: ADPG – Associação para o desenvolvimento da Próxima Geração.
Categoria ‘Desenvolvimento Económico’
– GRANTER.AI – É uma plataforma que utiliza IA para tornar mais fácil para pequenas e médias empresas o acesso a fundos comunitários, como exemplo, o PT2030 da União Europeia. Tem como missão a democratização do acesso ao financiamento e promoção da inovação em Portugal e no mundo. A plataforma utiliza tecnologia de IA desenvolvida para reduzir a burocracia e os custos associados à consultoria convencional, simplificando o processo de preparação e submissão de candidaturas para financiamentos. Foi lançada em setembro de 2023, e está disponível para registo e uso gratuitos. Com aproximadamente 60 oportunidades em aberto, mais de 300 empresas já se candidataram a financiamentos, totalizando 4,6 milhões de euros em apoios financeiros.
Promotor: Granter.ai
Categoria ‘Sustentabilidade, Economia Circular e Descarbonização’
– Azores Smart Islands – É um projeto abrangente e inovador, destacando-se como um dos principais projetos de smart tourism na Europa. Proporciona aos utilizadores acesso a uma vasta gama de percursos turísticos e pontos de interesse nas 9 ilhas e 19 municípios dos Açores. A rede de conteúdos é desenvolvida localmente pelas Autarquias e Associações de Desenvolvimento Local, garantindo informações precisas e relevantes. A inclusão de traduções em 4 idiomas e audioguias facilita a experiência dos turistas internacionais, tornando os recursos acessíveis a uma variedade de públicos. O projeto Azores Smart Islands é um exemplo de como a tecnologia pode ser utilizada de forma inovadora para promover o turismo sustentável, preservar o património cultural e natural e melhorar a experiência do turista.
Promotor: Mobinteg – Soluções Empresariais de Mobilidade, Lda.