O Alfa Romeo Junior Elettrica já se mostrou ao público português e tivemos oportunidade de o conhecer. Resumimos em 20 pontos o essencial sobre este SUV.
- Novo Alfa Romeo Junior Elettrica é o primeiro modelo 100% elétrico da Alfa Romeo.
- O modelo esteve para se chamar Alfa Romeo Milano, em homenagem à cidade onde o fabricante nasceu, em 1910. Mas como o SUV é fabricado na Polónia, o governo nacionalista italiano não autorizou a designação com base na lei italiana que impede que um produto feito noutro país seja vendido com um nome em italiano. Apesar de ter conhecimento do nome do SUV desde 3 de dezembro de 2023, o governo transalpino esperou que a Stellantis desvendasse o modelo para, no espaço de uma semana, forçar a Alfa Romeo a mudar a designação da viatura.
- O veículo representa o regresso da Alfa Romeo ao segmento B.
- Consoante a versão, a grelha do Junior terá duas versões: um com o “Biscione” (serpente que está no emblema para o Elettrica) e outro com o lettering “Alfa Romeo” (para a motorização Alfa Romeo Junior Ibrida, com um três cilindros a gasolina de 1,2 litros).
- No pilar C, está de novo o desenho do “Biscione”.
- SUV de segmento B está disponível com duas motorizações elétricas, ambas de tração dianteira, com 156 cv ou 240 cv.
- O SUV dispõe de uma bateria de 54 kWh para uma autonomia máxima de 410 km em ciclo combinado WLTP e de 590 km em ciclo urbano.
- Versão 100% elétrica do modelo está disponível a partir de 38.500 euros.
- O novo Alfa Romeo Junior Elettrica já está disponível para encomenda em Portugal, com a seguinte estrutura de preços: 38.500 euros (Elettrica, 156 cv), 40.500 euros (Elettrica Speciale, 156 cv) e 47.500 euros (Elettrica Veloce, 240 cv).
- Modelo pode também ser adquirido por 420 €/mês + IVA para 48 meses/40.000 km, através do braço financeiro do Grupo Stellantus, Renting B2B Leasys.
- Período de encomendas já começou. Lançamento comercial será em setembro.
- A viatura mede 4173 mm de comprimento e 1535 mm de altura (1505 mm para a versão Veloce).
- A potência máxima de carregamento DC é de 100 kW, a qual permite elevar o nível de carga da bateria elétrica do Junior de 10 a 80% em 30 minutos.
- A gama Elettrica é composta da seguinte forma: Elettrica, de 156 cv; Elettrica Speciale, de 156 cv; Elettrica Veloce, de 240 cv.
- O Junior Elettrica Speciale é uma versão de lançamento topo de gama disponível com a motorização Elettrica (156 cv).
- A versão Elettrica Veloce, topo de gama, dispõe de diferencial autoblocante mecânico, vias alargadas com barras estabilizadoras específicas em ambos os eixos, suspensão e sistema de travagem desportivos e jantes específicas de 20 polegadas.
- A capacidade de carga é de 400 litros, com a bagageira acessível através da tecnologia mãos-livres.
- A gama é constituída por três packs opcionais: Techno (dedicado à segurança, tecnologia e funcionalidade, integrando condução autónoma de nível 2, porta traseira elétrica com abertura mãos livres, luzes LED Matrix e navegação conectada com assistente virtual); Premium (dedicado ao conforto e exclusividade, com um interior em tecido vinílico, banco do condutor com comando elétrico e função de massagem, iluminação ambiente interior e pedais e apoio de pé em alumínio); e Sport (dedicado à desportividade, incluindo bancos Sabelt, estofos em Alcantara e elementos exteriores desportivos).
- O veículo integra o assistente virtual “Hey Alfa” e o ChatGPT, que utilizam o reconhecimento de voz para proporcionar um “co-piloto” nas deslocações, para informações, conselhos e para responder a todas as necessidades do condutor.
- Os bancos desportivos Sabelt têm um encosto super envolvente que nos deixaram ótima impressão, como pudemos comprovar na apresentação que decorreu no último ECar Show, em Lisboa.