O Alfa Romeo Junior Elettrica já se mostrou ao público português e tivemos oportunidade de o conhecer. Resumimos em 20 pontos o essencial sobre este SUV.

  1. Novo Alfa Romeo Junior Elettrica é o primeiro modelo 100% elétrico da Alfa Romeo.
  2. O modelo esteve para se chamar Alfa Romeo Milano, em homenagem à cidade onde o fabricante nasceu, em 1910. Mas como o SUV é fabricado na Polónia, o governo nacionalista italiano não autorizou a designação com base na lei italiana que impede que um produto feito noutro país seja vendido com um nome em italiano. Apesar de ter conhecimento do nome do SUV desde 3 de dezembro de 2023, o governo transalpino esperou que a Stellantis desvendasse o modelo para, no espaço de uma semana, forçar a Alfa Romeo a mudar a designação da viatura.
  3. O veículo representa o regresso da Alfa Romeo ao segmento B.
  4. Consoante a versão, a grelha do Junior terá duas versões: um com o “Biscione” (serpente que está no emblema para o Elettrica) e outro com o lettering “Alfa Romeo” (para a motorização Alfa Romeo Junior Ibrida, com um três cilindros a gasolina de 1,2 litros).
  5. No pilar C, está de novo o desenho do “Biscione”.
  6. SUV de segmento B está disponível com duas motorizações elétricas, ambas de tração dianteira, com 156 cv ou 240 cv.
  7. O SUV dispõe de uma bateria de 54 kWh para uma autonomia máxima de 410 km em ciclo combinado WLTP e de 590 km em ciclo urbano.
  8. Versão 100% elétrica do modelo está disponível a partir de 38.500 euros.
  9. O novo Alfa Romeo Junior Elettrica já está disponível para encomenda em Portugal, com a seguinte estrutura de preços: 38.500 euros (Elettrica, 156 cv), 40.500 euros (Elettrica Speciale, 156 cv) e 47.500 euros (Elettrica Veloce, 240 cv).
  10. Modelo pode também ser adquirido por 420 €/mês + IVA para 48 meses/40.000 km, através do braço financeiro do Grupo Stellantus, Renting B2B Leasys.
  11. Período de encomendas já começou. Lançamento comercial será em setembro.
  12. A viatura mede 4173 mm de comprimento e 1535 mm de altura (1505 mm para a versão Veloce).
  13. A potência máxima de carregamento DC é de 100 kW, a qual permite elevar o nível de carga da bateria elétrica do Junior de 10 a 80% em 30 minutos.
  14. A gama Elettrica é composta da seguinte forma: Elettrica, de 156 cv; Elettrica Speciale, de 156 cv; Elettrica Veloce, de 240 cv.
  15. O Junior Elettrica Speciale é uma versão de lançamento topo de gama disponível com a motorização Elettrica (156 cv).
  16. A versão Elettrica Veloce, topo de gama, dispõe de diferencial autoblocante mecânico, vias alargadas com barras estabilizadoras específicas em ambos os eixos, suspensão e sistema de travagem desportivos e jantes específicas de 20 polegadas.
  17. A capacidade de carga é de 400 litros, com a bagageira acessível através da tecnologia mãos-livres.
  18. A gama é constituída por três packs opcionais: Techno (dedicado à segurança, tecnologia e funcionalidade, integrando condução autónoma de nível 2, porta traseira elétrica com abertura mãos livres, luzes LED Matrix e navegação conectada com assistente virtual); Premium (dedicado ao conforto e exclusividade, com um interior em tecido vinílico, banco do condutor com comando elétrico e função de massagem, iluminação ambiente interior e pedais e apoio de pé em alumínio); e Sport (dedicado à desportividade, incluindo bancos Sabelt, estofos em Alcantara e elementos exteriores desportivos).
  19. O veículo integra o assistente virtual “Hey Alfa” e o ChatGPT, que utilizam o reconhecimento de voz para proporcionar um “co-piloto” nas deslocações, para informações, conselhos e para responder a todas as necessidades do condutor.
  20. Os bancos desportivos Sabelt têm um encosto super envolvente que nos deixaram ótima impressão, como pudemos comprovar na apresentação que decorreu no último ECar Show, em Lisboa.
Artigo anteriorAtenção “Swifties”: Bolt responde à elevada procura com passes “Tailored Scooter”
Próximo artigoZero poluição: as 59 praias imaculadas de Portugal