O autocarro de dois pisos continua um ícone de Londres e, tendo presente isso, a BYD apresentou um novo bus elétrico de dois andares para o mercado britânico, o BD11. O autocarro elétrico transporta 90 pessoas e será lançado oficialmente no mercado londrino ainda antes do final do ano.
O novo modelo de bus vai substituir os famosos autocarros híbridos Routemaster de Londres, à medida que a cidade avança para uma frota totalmente elétrica.
Mede 10,9 metros de comprimento e tem como largura 2,55 metros, 4,30 metros de altura e uma distância entre eixos de 5,44 metros. O seu peso total admissível é de 19,5 toneladas.
A característica que mais se destaca é o facto de possui uma bateria Blade, uma bateria de lâmina que a BYD utilizava, até aqui, nos seus veículos ligeiros de passageiros.
A principal inovação do novo veículo é a integração da bateria de lâminas.
Sabia que…
… em 1947 foram recebidos os primeiros autocarros de dois pisos na cidade de Lisboa, que entraram ao serviço da Carris no dia 22 de Junho, na carreira Praça do Chile – Encarnação?Na cidade do Porto, a introdução dos bus de dois pisos aconteceu em 1960 e em 1967 em versão troleicarro, com duas escadas de acesso,
Neste bus de dois pisos, a bateria tem uma capacidade de 532 kWh e está alojada no chassis, podendo ser carregada com até 500 kW através de um carregador pantográfico, bem como através de uma abordagem de carregamento “dual-gun”, em que o veículo é ligado a duas estações de carregamento por cabo. A BYD afirma que, em condições ideais, o processo de carregamento de 0-100 por cento demora cerca de duas horas.
Dois motores de 150 kW cada
Para o sistema de tração, a empresa chinesa colocou dois motores, com 150 kW cada, fornecendo um binário total de 600 Nm.6
A autonomia é de 644 km. A maioria dos autocarros em Londres percorre por dia entre 150 e 300 km.
Embora a bateria de lâmina tenha sido utilizada principalmente em automóveis, esta não é a primeira vez que a BYD a integra num autocarro, uma vez que o fabricante chinês também levou um modelo de autocarro à feira Busworld no outono passado com a bateria de lâmina integrada. Esse autocarro elétrico, BYD B12, também possui a mesma bateria e tem uma capacidade total de 500 kWh, bem como os mesmos motores de cubo de roda.