O autocarro de dois pisos continua um ícone de Londres e, tendo presente isso, a BYD apresentou um novo bus elétrico de dois andares para o mercado britânico, o BD11. O autocarro elétrico transporta 90 pessoas e será lançado oficialmente no mercado londrino ainda antes do final do ano.

O novo modelo de bus vai substituir os famosos autocarros híbridos Routemaster de Londres, à medida que a cidade avança para uma frota totalmente elétrica.

Mede 10,9 metros de comprimento e tem como largura 2,55 metros, 4,30 metros de altura e uma distância entre eixos de 5,44 metros. O seu peso total admissível é de 19,5 toneladas.

A característica que mais se destaca é o facto de possui uma bateria Blade, uma bateria de lâmina que a BYD utilizava, até aqui, nos seus veículos ligeiros de passageiros.

A principal inovação do novo veículo é a integração da bateria de lâminas.

Sabia que…
em 1947 foram recebidos os primeiros autocarros de dois pisos na cidade de Lisboa, que entraram ao serviço da Carris no dia 22 de Junho, na carreira Praça do Chile – Encarnação?

Na cidade do Porto, a introdução dos bus de dois pisos aconteceu em 1960 e em 1967 em versão troleicarro, com duas escadas de acesso,

Neste bus de dois pisos, a bateria tem uma capacidade de 532 kWh e está alojada no chassis, podendo ser carregada com até 500 kW através de um carregador pantográfico, bem como através de uma abordagem de carregamento “dual-gun”, em que o veículo é ligado a duas estações de carregamento por cabo. A BYD afirma que, em condições ideais, o processo de carregamento de 0-100 por cento demora cerca de duas horas.

Dois motores de 150 kW cada

Para o sistema de tração, a empresa chinesa colocou dois motores, com 150 kW cada, fornecendo um binário total de 600 Nm.6

A autonomia é de 644 km. A maioria dos autocarros em Londres percorre por dia entre 150 e 300 km.

Embora a bateria de lâmina tenha sido utilizada principalmente em automóveis, esta não é a primeira vez que a BYD a integra num autocarro, uma vez que o fabricante chinês também levou um modelo de autocarro à feira Busworld no outono passado com a bateria de lâmina integrada. Esse autocarro elétrico, BYD B12, também possui a mesma bateria e tem uma capacidade total de 500 kWh, bem como os mesmos motores de cubo de roda.

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