Gravity é uma startup norte-americana de infraestruturas para veículos elétricos que acaba de inaugurar o local de carregamento mais rápido da América, lançando um novo sistema universal de cabos na rua que parecem galhos de árvores, denominado “DEAP Trees”, para os seus pontos de acesso de energia distribuída de 200kW e 500kW.
DEAP Trees deriva de “Distributed Energy Access Points”, ou seja, pontos de acesso de energia distribuída.
Dada a escala dos programas de carregamento públicos existentes e previstos, que abrangem dezenas de milhares de lugares de estacionamento, a Gravity está a esforçar-se por desenvolver uma rede de carregamento de rua mais expansiva do que a atual rede Supercharger da Tesla.
Os engenheiros da Gravity, em colaboração com os designers da Rangr Studio, idealizaram um sistema em que cada “árvore” de carregamento tem um braço articulado que segura um cabo que se inclina para baixo quando o carregamento começa, permitindo-lhe chegar à porta de carregamento de todas as marcas e modelos.
“Neste momento, as cidades americanas estão a escolher os carregadores de proximidade que os condutores irão utilizar nas próximas décadas. Infelizmente, muitas delas estão a tentar tornar obsoleto o carregamento noturno de Nível 2 com cabos que obstruem os passeios e que não se adequam às necessidades dos condutores urbanos de veículos elétricos. Os condutores de veículos elétricos exigem e merecem muito mais. Aceitámos o desafio de tornar todos os aspetos da experiência de carregamento na rua mais rápidos e melhores e estamos ansiosos por instalar os nossos novos DEAP Trees aos milhares. Com a adoção, mesmo que parcial, pelas cidades americanas, este produto poderia tornar-se rapidamente na maior rede de carregamento rápido da América, eclipsando mesmo a rede Supercharger”, afirma Moshe Cohen, fundador e CEO da Gravity. Inc.
Quando o carregamento está concluído, o braço levanta-se automaticamente e o conetor do veículo elétrico volta a prender-se perfeitamente no poste e fica fora de vista. O dispositivo é operável com um esforço mínimo e evita os cabos longos (ou a necessidade de um cabo fornecido pelo utilizador) comuns a outros sistemas, evitando riscos de tropeçar, obstáculos à acessibilidade e potencial vandalismo.
As Árvores DEAP levam o carregamento de alta velocidade até à berma da rua, sendo capazes de fornecer 320 km de autonomia em 13 minutos (200kW) ou 5 minutos (500kW), acomodando várias sessões de carregamento por espaço em cada hora. Isto é muito mais rápido do que as 8-10 horas necessárias para os carregadores de nível 2, como os atualmente instalados em cidades como Nova Iorque através de programas-piloto iniciais e várias vezes a capacidade dos comuns Superchargers de 72kW ou 150kW da Tesla.
As Árvores DEAP Articuladas da Gravity estão preparadas para serem bidirecionais, proporcionando uma série de benefícios de resiliência da rede e novos fluxos de receitas para as cidades. Com um perfil visual mínimo que não obstrui as ruas, é adequado tanto para áreas de estacionamento com parquímetros como para áreas residenciais.
As Árvores DEAP Articuladas foram concebidas para acomodar outras tecnologias de cidades inteligentes, tais como câmaras de segurança rodoviária, iluminação LED colorida nas ruas e nas bermas, 5G, Wi-Fi público, sensores de qualidade do ar e áudio/vídeo integrado para comunicação pública.