Introduzido pela primeira vez em 2020, o camião XCient Fuel Cell da Hyundai Motor realizou operações comerciais em oito países em redor do mundo, estabelecendo, de acordo com a marca, “um histórico de sucesso em aplicações reais e fiabilidade tecnológica”.

O camião XCient Fuel Cell autónomo da Hyundai Motor foi revelado na Advanced Clean Transportation (ACT) Expo 2024, evento de tecnologia e frotas de transporte sustentável na América do Norte.

Na Advanced Clean Transportation (ACT) Expo do ano passado, a Hyundai apresentou o trator XCient Fuel Cell da Classe 8 6×4, alimentado por dois sistemas de célula de combustível de hidrogénio de 90kW e um motor elétrico de 350kW, proporcionando uma autonomia de mais de 725 km (cerca de 450 milhas) por carga, mesmo quando totalmente carregado.

A Hyundai Motor e a empresa de software de condução autónoma Plus revelaram o primeiro camião elétrico de hidrogénio com célula de combustível e capacidade de locomoção autónoma de Nível 4 da Classe 8 nos EUA.

A unidade do camião XCient Fuel Cell agora desvendada que está equipada com a tecnologia de condução autónoma de Nível 4 Plus SuperDrive, irá agora passar por avaliações iniciais de condução autónoma nos EUA, sendo o primeiro teste de condução autónoma de Nível 4 realizado num veículo pesado com célula de combustível de hidrogénio da Classe 8 a acontecer nos EUA.

A solução SuperDrive da Plus está a ser implementada nos EUA, Europa e Austrália. O sistema usa uma combinação de sensores de ponta, incluindo LiDAR, radar e câmaras, para fornecer perceção da envolvência, planeamento, previsão e capacidades de condução sem auxílio de condutor.

A colaboração entre Hyundai e Plus procura demonstrar que os camiões autónomos fuel cell podem ajudar a tornar o transporte mais seguro, eficiente e sustentável.

“Estamos entusiasmados em colaborar com a Hyundai Motor nesta importante iniciativa para criar opções de transporte mais sustentáveis e seguras. A Plus acredita num futuro descarbonizado com camiões elétricos com tecnologia de condução autónoma de ponta e alimentados por célula de combustível de hidrogénio, capazes de contribuir para melhorar a segurança e a eficiência”, conclui Shawn Kerrigan, COO e Co-Fundador da Plus.

“Estamos entusiasmados nesta nossa colaboração com a Plus e prontos para testar a tecnologia de condução autónoma de Nível 4 com nosso camião XCient Fuel Cell da Classe 8. Ao adicionar capacidades autónomas ao nosso camião XCient Fuel Cell, o primeiro do mundo a ser produzido em massa movido a hidrogénio, a Hyundai está ansiosa para fornecer às frotas e operadores de veículos soluções adicionais que aumentem a segurança nas estradas e a eficiência no transporte de cargas, graças à tecnologia de condução autónoma líder da indústria da Plus”, refere Martin Zeilinger, Vice-Presidente Executivo e Chefe de Desenvolvimento de Veículos Comerciais da Hyundai Motor.

Artigo anteriorDigressão europeia dos Metallica com frota de baixas emissões
Próximo artigoYpsilon, o primeiro automóvel integralmente elétrico da Lancia