Sublime Energy vai implementar sistema de liquefação de biogás em explorações agrícolas

A Sublime Energy, uma startup de tecnologia especializada em tecnologias de liquefação de biogás, garantiu com sucesso 11,5 milhões de euros em financiamento para acelerar a implementação da sua tecnologia inovadora diretamente nas explorações agrícolas.

0
546

Liderada pela Révolution Environnementale et Solidaire gerida pelo Crédit Mutuel Impact, a ronda de financiamento da Sublime Energy também permitirá à empresa recrutar novos funcionários, lançar um projeto de demonstração para produzir combustível verde até 2025 e criar uma rede inovadora para recolher biogás.

Fundada em 2019, a Sublime Energy é uma empresa deeptech com a missão de apoiar a transição energética através da produção de gases renováveis. Estes gases servem como uma alternativa aos seus homólogos fósseis, com o objetivo de reforçar a resiliência regional.

Os agricultores detêm atualmente mais de 90% dos recursos de biomassa. No entanto, os desafios logísticos na ligação dos potenciais locais de produção de biogás aos locais de consumo estão a travar o crescimento desta indústria. A tecnologia proprietária de liquefação de biogás da Sublime Energy oferece uma solução sob medida para fazendas francesas e europeias com capacidade limitada de produção de biogás. O projeto permite a recolha local de biogás de explorações agrícolas pequenas ou remotas, tornando-as economicamente viáveis ​​através da partilha dos custos de purificação.

A tecnologia inovadora, desenvolvida pelo CES (Centro de Sistemas de Eficiência Energética) das Minas Paris – PSL1, abrirá um novo potencial de mercado de aproximadamente 26TWh de biometano e permitirá a captura de milhões de toneladas de CO2 por ano em França. O biometano produzido será utilizado para reduzir as emissões de carbono provenientes do transporte pesado. Pode ser utilizado diretamente nas explorações agrícolas, incluindo em tratores movidos a BioGNL, ou no setor logístico através de camiões pesados.

Após um investimento inicial de 1 milhão de euros por parte da Storengy (uma subsidiária da ENGIE) e do Grupo Vestra-Elsaco, esta última ronda de financiamento, liderada pelo Fundo Ambiente e Revolução Solidária gerido pelo Credit Mutuel Impact e PSL, apoiará o desenvolvimento, a produção e implantação da planta de demonstração. Este demonstrador produzirá 180 toneladas de combustível de baixo carbono e 300 toneladas de CO2 biogénico por ano. Será instalado na Gazéa, empresa que opera um metanizador agrícola, até 2025. Até 2026, prevê-se que o primeiro projeto comercial integre cerca de uma dezena de metanizadores com esta inovação.

Com uma equipa atual de 12 pessoas, a Sublime Energy espera duplicar a sua força de trabalho dentro de dois anos para facilitar estes ambiciosos projetos.

Bruno Adhémar, cofundador e presidente da Sublime Energy, disse: “Este novo financiamento é um passo fundamental para a Sublime Energy. Tendo comprovado a eficiência da primeira tecnologia de liquefação e purificação de biogás do mundo, agora temos os meios para implantá-la. estão agora a dar um enorme salto em direção à comercialização e à implantação em grande escala, graças à confiança das equipas da Crédit Alliance Fédérale responsáveis ​​pelo Ambiente e pelo Fundo da Revolução Solidária.”

Sabine Schimel, diretora-geral do Crédit Mutuel Impact, afirmou: “Ao reforçar o desenvolvimento do setor do biometano e do bioCO2 e proporcionar aos agricultores rendimentos adicionais, a solução inovadora proposta pela Sublime Energy está totalmente alinhada com a estratégia de investimento do nosso Ambiente e Solidariedade Revolution Fund, financiado pelo dividendo social do Crédit Mutuel Alliance Fédérale. Estamos empenhados em apoiar a Sublime Energy a longo prazo para lhe permitir expandir e comercializar com sucesso a sua tecnologia amiga do ambiente”.

Artigo anteriorRenováveis: Europa curiosa sobre sucesso de Portugal
Próximo artigoMateriais reciclados, de origem biológica e sem substâncias químicas: os próximos Kia