No caminho para que seja possível cumprir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU até 2030, as inovações tecnológicas podem desempenhar um papel importante na transição para um planeta mais verde. De acordo com a escola de tecnologia Ironhack, “os desafios globais atualmente enfrentados carecem de uma resposta eficiente, e a tecnologia poderá oferecer soluções imediatas, sendo um catalisador para alcançar estes objetivos”.
Os especialistas da Ironhack realçam que a União Europeia considera a sustentabilidade e a tecnologia uma ‘’transição gémea’’, pelo que “estes dois fenómenos podem trabalhar em conjunto na construção de um futuro verde e inovador”.
Neste Dia Mundial do Ambiente, a Ironhack indica três tendências tecnológicas que ajudam a solucionar problemas globais e a promover a sustentabilidade:
1| Soluções sustentáveis e infraestruturas
A criação de edifícios inteligentes que utilizam a inteligência artificial para reduzir o uso energético e os sistemas de transporte público inteligentes melhoram a eficiência industrial e promovem cidades mais inteligentes e ambientalistas. “Significa isto que a inovação tecnológica é um dos grandes pilares no combate às alterações climáticas, no que diz respeito à eficiência das infraestruturas, mas também a todo o meio envolvente de uma cidade”, aponta a Ironhack.
2| Educação e ação ambiental
“A educação é a chave-mestra para uma sociedade equitativa e sustentável e, neste âmbito, a tecnologia trouxe novas ferramentas que permitem uma maior amplitude na promoção do conhecimento, através do debate e consciencialização ambiental, da sensibilização para práticas sustentáveis, e no incentivo à ação coletiva”, afirma a Ironhack. Para além disso, com o investimento na educação digital e formatos remotos é possível democratizar o acesso ao ensino de qualidade, promovendo a empregabilidade e o desenvolvimento humano, conclui.
3| Gestão de resíduos e recursos
Noutra vertente, a Ironhack realça que a inovação tecnológica impacta também positivamente a reciclagem. Isto a partir do desenvolvimento de sistemas de gestão de resíduos inteligentes e dos modelos de economia circular que estão a alterar a forma como se reutilizam, reciclam e recuperam os materiais. Por sua vez, a inteligência artificial e a automação também têm um papel ativo na mitigação do impacto ambiental, melhorando a separação e processamento de resíduos. “Estas inovações são essenciais para criar um sistema de gestão de resíduos mais sustentável e reduzir a pegada ecológica global, enquanto contribuem para os objetivos de Consumo e Produção Responsáveis”, defende esta escola.