A Mercedes-Benz quer mostrar que o transporte de longa distância com baterias elétricas na Europa é possível e que do lado dos construtores e dos seus camiões, como é o seu caso, esse trabalho está feito. “Agora, a política e o setor da energia devem trabalhar em conjunto, em colaboração com os fabricantes, para impulsionar a construção de infraestruturas públicas de carregamento”, assinala Karin Rådström, CEO da Mercedes-Benz Trucks.
Depois de anunciado em maio, a Mercedes-Benz Trucks iniciou na terça-feira, a partir de Frankfurt am Main, o mais extenso teste da história da empresa. Com o “eActros 600 European Testing Tour 2024”, a intenção é que dois protótipos quase de série do novo camião eActros 600 percorram mais de 20 países europeus, completando mais de 13.000 quilómetros cada um com 40 toneladas de peso total de reboque. Os pontos altos da viagem dos camiões de longo curso elétricos a bateria incluirão os pontos mais a norte e mais a sul da Europa Continental: o Cabo Norte na Noruega e Tarifa em Espanha.
Neste périplo, a intenção é carregar as baterias exclusivamente em estações de carregamento públicas.
A digressão começou de forma não oficial já antes, nas instalações da Mercedes-Benz Trucks em Wörth am Rhein e na sede da Daimler Truck AG em Leinfelden-Echterdingen.
Karin Rådström, CEO da Mercedes-Benz Trucks, assumiu o volante de um dos camiões elétricos nos primeiros quilómetros.
Cerca de 60% das viagens de longo curso dos clientes da Mercedes-Benz Trucks na Europa são inferiores a 500 km, o que significa que a infraestrutura de carregamento no depósito e nos pontos de carga e descarga é suficiente nestes casos. Para todas as outras utilizações, a expansão contínua da infraestrutura pública de carregamento é vital para tornar o camião elétrico viável para o transporte de longa distância em toda a Europa. Para além do carregamento CCS com até 400 kW, o eActros 600 irá mais tarde permitir também o carregamento de megawatts (MCS).
Com o “eActros 600 European Testing Tour 2024”, a Mercedes-Benz Trucks pretende adquirir experiência numa grande variedade de percursos em diferentes topografias e zonas climáticas, tendo em conta o consumo de energia. O fabricante pretende depois partilhar estes resultados com os clientes interessados.
A capacidade da bateria de mais de 600 quilowatts-hora e um novo eixo de tração elétrico mais eficiente permitem ao eActros 600 atingir uma autonomia de 500 km.
A viagem passará pela Alemanha, Dinamarca, Suécia, Noruega, Finlândia, Estónia, Letónia, Lituânia, Polónia, República Checa, Áustria, Eslováquia, Hungria, Croácia, Eslovénia, Itália, Mónaco, França, Espanha, Portugal, Bélgica, Países Baixos e Luxemburgo.