O PRIO Softboard Heroes, evento que reúne surfistas e figuras públicas para uma competição solidária de surf, está de volta a Santa Cruz. Depois do sucesso das primeiras três edições, a prova regressa já no próximo dia 12 de julho à praia da Física e, este ano, com uma onda solidária no valor de 18.000 euros. A PRIO mantém-se como o patrocinador oficial do evento, em conjunto com a Câmara Municipal de Torres Vedras, o Noah Surf House, a Corona, Oeste CIM, Mitsubishi e agora GoChill by Delta.
Depois de ter somado 37.500 euros nas últimas edições e ajudado mais de uma dezena de associações, o PRIO Softboard Heroes chega com a promessa de ondas de generosidade, aumentando o prémio total em 20%, em relação aos anos anteriores.
Apesar de serem as estrelas do surf nacional a competir com as pranchas softboard, cedidas pelos parceiros da indústria, os verdadeiros vencedores serão a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Torres Vedras; a Terra dos Sonhos, que promove o bem-estar de crianças, jovens e adultos que se encontrem em situação vulnerável; a Ajuda de Berço, casa de acolhimento a bebés e crianças desprotegidas; e a Skoola, que promove a inclusão social através da música.
O evento continua a promover o espírito desportivo e a solidariedade, mas este ano, o foco será ainda maior nos vetores de Cultura e Sustentabilidade — sendo estes a âncora desta edição, com novas dinâmicas que prometem cativar todos os presentes.
O criador do evento e ex-surfista profissional, Tiago Pires, expressa o seu entusiasmo: “Este ano, estamos de volta com mais energia e entusiasmo do que nunca! Além de aumentarmos o valor total do prémio atribuído às novas associações, temos outras novidades frescas este ano, para envolver a comunidade, fomentar a competição saudável e claro, amplificar o impacto das doações. Mal posso esperar para ver a comunidade do surf novamente unida para esta causa tão nobre e demonstrarmos, mais uma vez, que o desporto pode fazer a diferença na vida das pessoas.”
À semelhança dos anos anteriores, estas instituições participantes estarão representadas em quatro equipas, cada uma composta por surfistas profissionais masculinos e femininos, jovens promessas da modalidade e algumas figuras públicas convidadas, como a Rita Piçarra e Raminhos. O painel de surfistas já conta com figuras notáveis do mundo do surf, como os profissionais Francisco Alves, João Kopke, Luís Perloiro e Francisco Almeida; as “ladies” Mariana Rocha Assis, Inês Bispo, Concha Balsemão e a atleta olímpica Yolanda Hopkins, bem como os juniores Bruno Amado, Martim Carrasco, Afonso Antunes e Martim Paulino.
O evento também contará com a participação de artistas, tais como Skeleton Sea, Sérgio Branco (também conhecido por “Pipoka”), Gonçalo Mar e o Andreas Noe (conhecido por “The Trash Traveller”), com uma exposição exclusiva das suas obras de arte na praia. As peças expostas serão leiloadas, com 20% do valor arrecadado a reverter para as quatro associações beneficiadas. Além disso, o público poderá contar, ainda, com atuações de bandas como a Associação Skoola, os Do Nothing e Inês Bispo.
“O apoio contínuo que este projeto recebe, edição após edição, é verdadeiramente inspirador e enche-nos de orgulho. Os nossos parceiros, os surfistas e os convidados são como ondas de esperança, em direção a um objetivo e unidos por um bem comum: fazer a diferença na vida daqueles que mais necessitam. Será, sem dúvida, mais uma edição cheio de energia, sol e muita solidariedade”, acrescenta Tiago Pires.
Este evento conta com o apoio de: PRIO, Câmara Municipal de Torres Vedras, o Noah Surf House, a Corona, Oeste CIM, Mitsubishi e a GoChill by Delta, bem como dos Media Partners Mega Hits, SIC, OnFire, Surf Total, Beachcam e Surfzine.