Depois do Carmen e do Carmen Boulogne, a Hispano Suiza desvendou o seu novo Hypercar, o Carmen Sagrera, o terceiro modelo da gama de hiperdesportivos elétricos da empresa, que chega para comemorar o 120º aniversário da marca, fazendo-o através de um design atualizado, de melhores prestações, e de uma nova bateria de 103 kWh, desenvolvida e fabricada a 100% nas instalações da Hispano Suiza em Montmeló, Barcelona.

O novo modelo foi apresentado no palacete Finca Mas Solers, coincidindo com a celebração dos 120 anos de história da empresa.

Para Miguel Suqué, presidente da Hispano Suiza, “não há dúvida de que continuamos a manter o espírito pioneiro que caraterizou o meu bisavô, Damiàn Mateu, e o seu inseparável Marc Birkigt, há 120 anos”

O CEO da Hispano Suiza, Sergio Martínez Campos destacou que “com o Sagrera, consolidamos com todo o estilo a gama Carmen, nascida em 2019. Estamos muito orgulhosos daquilo que conseguimos em somente 5 anos. 2024 é o ano da aceleração, em que vamos conquistar mercados-chave para nós, como o dos EUA, concluiremos a homologação europeia, e, naturalmente, é um ano para celebrar o nosso legado”.

CEO da Hispano Suiza, Sergio Martínez Campos

A nova bateria melhora em todos os seus atributos fundamentais, por via da adaptação de novos packs de células iões de lítio de última geração: no total, conta com 15 módulos de 24 células, para um total de 360. O seu peso é de 612 kg, e pode trabalhar a uma tensão máxima superior a 750 Volt DC.

O facto de a capacidade da bateria passar de 80 kWh para 103 kWh implica uma melhoria na densidade energética, já que permite armazenar mais energia mo mesmo volume, o que se traduz num aumento da autonomia de 100 km no ciclo WLTP, atingindo os 480 km.

O Carmen Sagrera também dispõe de um novo sistema de refrigeração, que lhe conferem um menor consumo de energia. A sua posição central, em forma de T, ajuda a melhorar a repartição de pesos do automóvel, e o seu desempenho dinâmico.

O Sagrera dispões de 4 motores de 205 kW (275 cv), o que lhe proporciona uma potência conjunta de 1100 cv, e um binário de 1160 Nm, na sua configuração de máxima performance, cumprindo os 0 a 100 km/h em somente 2,6 segundos. Os propulsores são de imanes permanentes e fluxo axial, conectados em série: dois no lado esquerdo, e dois no direito.

A transmissão transmite a força ao eixo traseiro, e dispõe de um diferencial autoblocante virtual, para alcançar o máximo desempenho em pista, e poder transmitir de forma eficaz a massiva quantidade de binário disponível aos pneus, no caso, Michelin Pilot Sport 4 S, os quais foram desenvolvidos em colaboração direta com o centro técnico de Michelin, e oferecem um grafismo inspirado nas cegonhas e nos mosaicos de Antonio Gaudí, aumentando a singularidade e a exclusividade do veículo.

O novo Sagrera apresenta uma evolução no sistema de travagem. As pinças são do tipo monobloco, os discos carbocerâmicos de 400mm em ambos os eixos, para poder resistir às constantes travagens de um circuito, e aguantar longos stints de pilotagem sem sinais de fadiga. Foi, ainda, melhorada a refrigeração, para aumentar a janela de trabalho ótima, dado que a temperatura do sistema pode chegar, em circuito, aos 1000 graus. Com toda esta evolução, a potência de travagem do novo Sagrera aumenta 5%.

Após a apresentação ao mundo do Hispano Suiza Carmen Sagrera, o próximo encontro será em Inglaterra, no Goodwood Festival of Speed. O Sagrera será apresentado dinamicamente no mítico Hillclimb, em meados de julho.

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