No atual cenário global, a sustentabilidade ambiental tem vindo a tornar-se uma prioridade cada vez mais urgente para empresas de todos os setores. Com a crescente preocupação com o impacto das atividades industriais no meio ambiente, a necessidade de a indústria – um dos setores de maior relevo em Portugal – adotar práticas de reciclagem mais eficazes nunca foi tão evidente. Assim, a Eco-Oil, empresa especializada no tratamento de águas contaminadas e produtora de combustível sustentável para a indústria produzido 100% a partir de resíduos, apresenta três estratégias para otimizar a reciclagem na indústria.

eco-oil

1 – Avaliar o potencial de reutilização e reciclagem dos materiais e desperdícios resultantes das atividades económicas. Existem diversos materiais que podem ser reciclados durante o processo de produção, desde a água utilizada para limpezas, até a metais, papéis e madeiras, resíduos diversos sejam ou não perigosos. Estes materiais e resíduos podem ser valorizados no ciclo de economia circular, potenciando por exemplo a produção de combustíveis reciclados e sustentáveis que são integrados na economia por substituição dos combustíveis tradicionais. É o caso dos biocombustíveis feitos a partir do aproveitamento de óleos alimentares usados, como os que são feitos pela Prio em Aveiro.

2 – Integrar tecnologia avançada. Investir em tecnologias de reciclagem ou reaproveitamento, pode ajudar as empresas a maximizar a eficiência de seus processos e contribuir para o incremento da circularidade dos materiais. Equipamentos de separação e triagem automatizados, sistemas de tratamento de águas residuais, instalações de compostagem ou processos avançados de recuperação são algumas das tecnologias que podem facilitar a reciclagem.

3 – Criar programas de educação ambiental. É fundamental que todos os colaboradores, independentemente do departamento, compreendam a relevância da redução do desperdício e se sintam envolvidos e conscientes dos impactos positivos da redução, reutilização, reciclagem e tratamento dos resíduos da empresa. Sabendo a importância de suas ações é mais fácil gerar um sentido de responsabilidade e compromisso da equipa como um todo. Quando implementadas de maneira integrada, estas ações podem ter um impacto significativo no meio ambiente. É fundamental reconhecer a importância de adotar práticas sustentáveis na indústria, não apenas como um dever ético, mas também como uma contribuição para preservar o ecossistema.

Artigo anteriorAlpine A290, o primeiro verdadeiro hot hatch elétrico
Próximo artigoUtilizadores exigem pedalada ao Plano Nacional de Energia e Clima 2030